Assinar


Águeda // Anadia // Aveiro // Bairrada // Cantanhede // Ílhavo // Mealhada // Oliveira do Bairro // Região // Vagos  

IM coloca sob aviso laranja 10 distritos de Portugal continental e restantes a amarelo

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje dez distritos (incluindo Aveiro) de Portugal sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, e oito a amarelo devido à persistência de baixas temperaturas.

Os distritos de Bragança, Évora, Vila Real, Leiria, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso laranja até às 08:59 de sábado.

Por sua vez, Porto, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa e Viseu encontram-se sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro.

O aviso laranja significa uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, enquanto que o amarelo refere-se ao “risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Para hoje, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do centro e sul até ao início da manhã e vento fraco a moderado.

Está também prevista a formação de geada nas regiões do Norte e Centro, que poderá ser de geada negra em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, e pequena descida da tempertatura máxima.

Na sexta-feira, prevê-se uma acentuada descida da temperatura no Continente, com a máxima a oscilar nesse dia entre os dois graus Celsius (Guarda) e os 11ºC (Faro) e a mínima entre os -7ºC (Bragança) e os 2ºC (Faro).

O IM adianta que a ação de um anticiclone localizado na Europa central que transporta na sua circulação uma massa de ar muito frio e seco, com trajeto continental, vai afetar o estado do tempo no continente já a partir de hoje no interior norte, estendendo-se na sexta-feira a todo o país.

No sábado, o IM prevê uma temperatura mínima de -8ºC em Bragança, -1º no Porto, -7ºC nas Penhas Douradas, 2ºC em Lisboa, -2ºC em Beja e 3ºC em Faro.