Assinar
Anadia // Bairrada // Vilarinho do Bairro  

Centro Social da Poutena prepara remodelação do Centro de Dia

Embora esteja com lotação esgotada em todas as valências, o Centro Social, Cultural e Recreativo da Poutena, na freguesia de Vilarinho do Bairro, prepara-se, apesar dos tempos difíceis, para dar corpo a mais dois projetos ambiciosos: a aquisição de uma viatura de nove lugares, com elevador, orçada em 35 mil euros, mas também avançar com as obras de remodelação do Centro de Dia. Melhoramentos de vulto que não assustam a direção, liderada por Fernando Pereira que sonha já com a ampliação do Lar, inaugurado em 2009, para mais 20 utentes.
Com três décadas de vida, (a 14 de outubro completa 31 anos) a instituição é já a maior empregadora da freguesia, com cerca de 60 funcionários, movimentando mais de um milhão de euros por ano.
De referir ainda que o Centro Social conseguiu que a candidatura ao POPH referente a “Formação Modelar Certificada”, fosse aprovada. Assim, durante os próximos dois anos, os funcionários receberão formação tendo em vista iniciar o processo de certificação da instituição.

Percurso de sucesso. Apesar do Lar – valência mais recente – ter sido inaugurado em 2009, aqui residem 30 utentes, “sobretudo idosos que passaram pelas valências de Apoio Domiciliário e Centro de Dia e que entraram em Lar”, diz Vera Neto, diretora-técnica do Centro Social. A modernidade das instalações, associada à qualidade dos serviços prestados e humanismo e carinho de toda a equipa técnica, fazem dele uma referência na região, contudo, debate-se já com uma longa lista de espera que ultrapassa as duas centenas e meias de pedidos.
Dada esta situação e porque vão aparecendo inúmeros casos urgentes, a direção fala da necessidade de proceder ao alargamento do Lar para mais 20 utentes. Contudo, esse alargamento afigura-se difícil, já que, a Revisão do PDM do concelho de Anadia tarda a chegar. “Temos esse problema porque a parcela de terreno disponível para a ampliação está em Reserva Agrícola”, diz Fernando Pereira.
Por isso, a sua direção fez avançar a realização de um estudo para remodelação do Centro de Dia que gostariam de ver avançar em breve.
“As instalações do Centro de Dia, inicialmente concebidas para 20 utentes, dão presentemente resposta a mais de meia centena de utentes, cada vez mais dependentes. Trata-se de um espaço físico obsoleto, que já não consegue dar resposta às exigências e solicitações com que nos debatemos. Por isso, a obra visa fazer com que haja uma maior interligação entre o Centro de Dia e o Lar, ficando as duas valências mais próximas fisicamente. Por outro lado, a gestão dos recursos humanos será mais facilitada”, avançou Fernando Pereira, muito embora não tenha ainda disponível um custo da obra e data para o seu arranque.
Contudo, não deixa de destacar o facto de todos os utentes nesta valência poderem usufruir dos serviços de Lar: “No fundo têm acesso a tudo, apenas não dormem cá, mas sim em suas casas”, acrescentou.
No Apoio Domiciliário, o Centro Social marca também a diferença e o crescimento nesta valência tem sido enorme. Presentemente, presta apoio a 45 utentes, estando o acordo previsto apenas para 40. “É difícil dizer não quando nos deparamos com muitos pedidos e situações dramáticas”, diz-nos Vera Neto, dando conta de que este serviço funciona de segunda-feira a domingo, das 7h30 às 20h, com serviços de higiene corporal diária, apoio na medicação, enfermagem, médico, fisioterapia, alimentação e serviço de lavandaria.

Nova viatura a caminho. Embora termine o mandato em dezembro próximo, e porque as seis viaturas da instituição começam a acusar o peso da idade e dos muitos quilómetros percorridos, a direção prepara-se para adquirir uma viatura de nove lugares com elevador por causa dos utentes em cadeiras de rodas. A viatura, que deverá chegar até final do ano, custa cerca de 35 mil euros. Por isso, apelam à boa vontade da população para que no aniversário do Centro Social – a 14 de outubro – os sócios, população e amigos não deixem de comparecer e ajudar a instituição a dar mais este importante passo.

Infância e juventude. Na área da infância e juventude, o ATL (Atividades Tempos Livres) e a CAF (Componente Apoio à Família) já estão a preparar o próximo ano letivo, encontrando-se igualmente abertas as inscrições para a valência de Creche que, segundo Vera Neto, tem tido uma adesão muito grande desde que foi inaugurada em 2007. De sete passou para as atuais 30 crianças que acabam, mais tarde, por ingressar no Jardim de Infância, local que também abriu, no ano letivo transato, mais uma sala.
Também a secção Cultural e Recreativa está também de boa saúde. Prova disso a recente prova do Campeonato Nacional de Supercross, realizada na pista do Areeiro que se saldou num grande sucesso a avaliar pelo público presente.
“Trata-se de uma valência antiga, que respira saúde. Foi ela que deu o pontapé de saída para o nascimento e desenvolvimento da instituição”, avançou Fernando Pereira, presidente da direção do Centro.
Uma outra secção é a Cultural que se tornou famosa pelo teatro, e mais recentemente pela dança jazz. O teatro, embora tenha estado inativo nos últimos anos, está a recomeçar em força. Em meados de setembro começam os ensaios e o primeiro espetáculo deverá aconteceu antes do final do ano. Uma secção que tem uma nova equipa responsável e que está a trabalhar no sentido de dinamizar a valência, estando aberta à entrada de mais elementos que queiram dar o seu contributo para o renascimento do teatro.
Já em matéria de dança jazz, que se tem traduzido num grande sucesso, está neste momento a organizar-se para continuar no próximo ano.

Crescimento no futebol. A secção do futebol foi reativada na época passada e está a dar que falar. Depois de um largo interregno começou com uma equipa de Benjamins, em 2011/2012 que superou todas as expetativas. Tendo como treinador principal o fisioterapeuta da instituição, Carlos Costa, para a nova época estão inscritas 35 crianças, distribuídas por duas equipas, Infantis A e Benjamins A.
Graças ao apoio da direção, pais, patrocinadores e população em geral a secção está a crescer.
“Acima de tudo queremos formar jovens, com mais sentido de responsabilidade, autonomia, contribuindo para a sua educação e bem-estar”, concluiu Vera Neto.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt