Assinar
Anadia // Bairrada // Óis do Bairro  

Óis do Bairro: Junta de Freguesia rejeita fusão de freguesias

A Junta de Freguesia de Óis do Bairro rejeita completamente o projeto de agregação/fusão de freguesias prevista na Reforma da Administração Local em curso.
O autarca Henrique Lameirinhas diz mesmo que não irá haver na sua freguesia a Assembleia de Freguesia prevista para setembro, relativamente a esta matéria, na medida em que depois de ter discutido este assunto em Assembleia de Freguesia e após a reunião de executivo, na qual esteve o presidente da Assembleia de Freguesia, ficou decidido não fazer mais qualquer AF para discutir este assunto.
“Os doutores lá em baixo é que fizeram esta Lei. Agora, eles que decidam e descalcem a bota”, diz, lamentando que em todo este processo entre o Governo e a Troika “as freguesias não tenham sido ouvidas nem achadas”, quando o que se pretende é eliminar muitas delas.
Ciente de que esta posição poderá penalizar a freguesia acrescenta: “Só sei que podem acontecer duas situações – que sejamos obrigados a fazer uma fusão com freguesias vizinhas, contrariando a vontade do povo, ou então que seja respeitada essa nossa pretensão de continuarmos como freguesia independente que somos”.
Henrique Lameirinhas avança ainda que Óis do Bairro é uma das freguesias mais antigas do concelho de Anadia e que, por isso, assim deve permanecer. “Na próxima Assembleia Municipal é isso que vou dizer: que queremos manter a nossa independência e que não estamos disponíveis para fusões”.
“Este executivo não vai ficar com esse ónus. O Governo criou esta treta. Ele que decida, mas terá de arcar com as consequências dessa decisão”.
CC