Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Câmara oferece Cabaz de Natal a 65 famílias carenciadas

 

Sessenta e cinco famílias carenciadas, residentes no concelho de Anadia, tiveram um Natal mais aconchegado, depois de terem recebido, por parte da Câmara Municipal, um cabaz com alguns bens alimentares. Bacalhau, azeite, arroz, esparguete, açúcar, chocolates, pacotes de bolachas e bolo-rei são os bens que constavam do cabaz de Natal, entregue na penúltima quarta-feira, uns dias antes da Consoada.
A vice-presidente da CMA, Teresa Cardoso, explicou os objetivos da medida, antes da entrega dos cabazes, o que viria a acontecer mais tarde, de forma a não expor as famílias. “A Câmara disponibilizou do seu orçamento algum dinheiro a pensar nas famílias que vivem, neste momento, uma situação mais aflitiva.” O valor despendido foi de cerca de 1800 euros.
O levantamento das famílias foi feito com base nas medidas de política social em vigor no concelho: Fundo Social de Anadia; Cantina Social; Rendimento Social de Inserção (selecionados idosos com RSI com mais de 65 anos e famílias com RSI com 3 ou mais filhos); e Projeto CADI, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Anadia – famílias com apoio alimentar. “Sabemos que isto não resolve os seus problemas, mas é um contributo para uma noite que se quer especial”, frisou Teresa Cardoso.
Foi a primeira vez que a Câmara de Anadia avançou com uma medida deste género. “Poderá haver outras famílias, mas estas são aquelas que entendemos que deviam ser beneficiadas. Se mais houver, numa situação de emergência, cá estaremos para responder.”
A vice-presidente admite que “começa a haver cada vez mais carências no concelho, mas não nos chegam pedidos de ajuda”. Isso começa sim “a notar-se na educação, na escola, com carências das crianças, no atraso do pagamento da fatura da água, etc.” Teresa Cardoso considera que os pedidos de ajuda podem não ser solicitados “por desconhecimento de algumas medidas existentes, como é o caso da Cantina Social, mas também, em muitos casos, por vergonha”.

Cantina Social desconhecida de muitos. A Cantina Social é, no concelho de Anadia, promovida pelo Centro Social, Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima. Constitui uma resposta social, que garante às pessoas e/ou famílias que mais necessitem, o acesso a refeições diárias gratuitas, no âmbito da Convenção da Rede Solidária de Cantinas Sociais para o Programa de Emergência Alimentar (PEA).
O principal objetivo é contribuir para a melhoria e qualidade de vida das pessoas e famílias em situação de grave carência social, destinando-se a ser utilizado, mediante o fornecimento de uma refeição diária, cujo consumo pode ser efetuado no domicílio ou no refeitório da instituição.
Não podem beneficiar do PEA, a(s) pessoa(s) e/ou família(s) que, sendo já utente(s) da instituição, beneficie(m) de alimentação e/ou refeições, por via da frequência de qualquer outra resposta social em que se encontra(m) inscrito(s); que seja(m) já apoiada(s) por qualquer outra via ao nível da alimentação.
“A Cantina Social pode servir 60 refeições/dia, mas a instituição de Avelãs de Cima ainda está longe de alcançar este número, muito por desconhecimento”, frisou a vice-presidente da Câmara, Teresa Cardoso.
Existe uma articulação entre instituições do concelho, de forma a que, se houver uma família carenciada no outro extremo do concelho, não fique sem refeição. O Centro Social RC de Pedralva está em articulação com a instituição Avelãs de Cima, de forma a fornecer refeições nessa área do concelho.

Oriana Pataco
oriana@jb.pt