Assinar
Anadia // Avelãs de Cima // Bairrada  

Capela de N.ª Sra. das Neves, com 500 anos de história, vai entrar em obras

A Capela de Nossa Senhora das Neves, localizada nas Neves do Pinheiro, em Avelãs de Cima, vai entrar em obras de beneficiação, mais concretamente da pequena ermida, que nos dias de hoje serve de sacristia.
A obra terá um custo superior a 16 mil euros, tendo o executivo decidido, por unanimidade, subsidiar este restauro em 7.500 euros, verba que será entregue à Fábrica da Igreja de Avelãs de Cima.
Depois de em 2002 este pequeno templo ter sido classificado como imóvel de interesse público pelo seu “valor cultural de importância nacional”, esta capela sofreu obras que numa primeira fase implicaram a substituição do telhado do corpo da capela-mor e restauro do altar.
Contudo, urge agora realizar obras na pequena ermida dos finais do século XVI e que hoje serve de sacristia.
Na informação enviada à Câmara Municipal pela Comissão de Culto da Capela, “estamos perante um templo com cerca de 500 anos de história que atesta, pela sua longevidade, o especial carinho que as sucessivas gerações lhe têm devotado”, não deixando, contudo, de referir que “a sociedade mudou, os hábitos religiosos perderam preponderância no quotidiano e a importância do Santuário das Neves foi decaindo”, sendo, por isso, importante que a Câmara Municipal se associe também a esta causa.