Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Apoio ao Clube de Ciclismo da Bairrada divide executivo

O subsídio de 25 mil euros atribuído pelo executivo municipal ao Clube de Ciclismo da Bairrada dividiu os vereadores, na última reunião de Câmara.
Embora a verba a atribuir tenha, no final, sido aprovada por unanimidade, Lino Pintado e José Carlos Coelho, vereadores do PS, lamentaram que a Câmara não tenha feito chegar atempadamente aos vereadores da oposição pormenores sobre este novo clube, obrigando-os a votar quase que no escuro.
“O que está aqui em causa é a forma como este ponto é apresentado. O senhor presidente decidiu, com base em dados que tinha e de que nós deveríamos estar a par”, tais como a forma de funcionamento e de gestão ou até as atividades a desenvolver por este novo clube, realçou José Carlos Coelho.
Na verdade, Litério Marques deu nota da atribuição de 25 mil euros, durante a inauguração do edifício Anadia Sports Center, no passado dia 23 de março. Um espaço, cedido por cinco anos, à Federação Portuguesa de Ciclismo, que ali terá a funcionar a Academia Nacional de Ciclismo. Esta que era a antiga Residência de Estudantes de Anadia, após obras de vulto realizadas pela Câmara Municipal, vai ser a “casa” de jovens ciclistas que, até ao momento, estavam sediados no Centro de Alto Rendimento, em Sangalhos. Com 32 camas, esta infraestrutura visa desenvolver e promover o ciclismo, sendo a residência do Clube de Ciclismo da Bairrada.
O apoio “é um empurrão que a Câmara dá neste início de atividade”, disse Litério Marques.
“Esta foi uma situação que evoluiu rapidamente e a informação é transparente e justa”, justificou Litério Marques, para quem os dados disponibilizados são “claros”.
Lino Pintado, embora se tenha congratulado com a inauguração daquele espaço, entende que a atribuição de 25 mil euros “é precipitada”, já que, a seu ver, “o clube deveria apresentar um orçamentos dos custos que vai ter de realizar e a Câmara apoiaria em função desses mesmos custos”, para além de defender que o Clube de Ciclismo da Bairrada deveria chamar-se de Anadia e não da Bairrada.
Jorge Sampaio, vereador do Desporto, explicou que a designação Bairrada é mais abrangente que Anadia, representativa de toda uma região, logo melhor para mobilizar atletas, assim como parceiros e patrocinadores dos vários concelhos da Bairrada.
CC