Assinar
Bairrada // Mealhada  

Luso: PS quer candidatar ex-PSD e militantes não gostam

As intenções da concelhia do PS Mealhada em candidatar um ex-social-democrata à Junta de Freguesia do Luso está a causar insatisfação no seio dos militantes locais. A denúncia é do socialista Jorge Carvalho, atual tesoureiro do executivo, que não esconde a pretensão àquele cargo, afirmando que a escolha de Claudemiro Semedo está a gerar descontentamento entre militantes. O assunto promete dar que falar no seio da concelhia nos próximos dias, já que é intenção de Jorge Carvalho avançar com uma candidatura alternativa.

Claudemiro Semedo, ex-militante e cabeça de lista do PSD nas últimas autárquicas, parece ter sido a solução encontrada pelo PS para as próximas eleições na Freguesia de Luso. O presidente da concelhia, Rui Marqueiro, não confirma nem desmente a informação, justificando que não é altura nem o momento próprio para falar do dossier autárquicas, mas no Luso há militantes a movimentarem-se no sentido de contestar este “namoro” da concelhia para com um ex-líder local do PSD.

Jorge Carvalho é uma das vozes dissonantes e mostrou-se “radicalmente” contra esta decisão da concelhia e classifica-a de “vergonhosa” e “parece vingativa”, esclarecendo que “realmente parece um ato de vingança mas não sei que mal fiz ao Dr. Rui Marqueiro para não me reconhecer como candidato”.

Este militante lusense fez chegar este descontentamento à direcção nacional do PS e diz ter já reunido 80 assinaturas para conseguir chegar ao próximo congresso do partido para apresentar este assunto, adiantando que vai apresentar na concelhia uma lista candidata à Junta de Luso.

Esta reação surge depois de conhecidas as intenções da concelhia de candidatar o ex-líder do PSD, que segundo Jorge Carvalho estará entretanto já filiado no PS e será a escolha para as próximas autárquicas. “Não posso acreditar que o meu partido vai apresentar a votos alguém que perdeu contra nós por duas vezes e que tanto mal de nós falou nessas duas campanhas”. “No PS do Luso não queremos o refugo do PSD”, frisou Jorge Carvalho, acrescentando que “na concelhia há muita gente contra esta decisão e no Luso há militantes que se negam a votar no PS se aquele senhor for candidato”.

Jorge Carvalho, que reclama a importância da sua ação como militante na reeleição de Rui Marqueiro para a concelhia do partido e para a candidatura à Câmara nas diretas do PS, diz ter sido “surpreendido” por esta atitude de Rui Marqueiro, para quem sempre foi “fidelíssimo” . “O Dr. Rui Marqueiro deve-me muito e eu merecia mais que isto”, desabafou.

Descontente com a situação está igualmente o atual presidente da Junta, Homero Serra (impedido de concorrer a novo mandato). “Andámos 24 anos a separar o trigo do joio e a ter o devido cuidado e agora entrega-se tudo a um individuo que tão mal falou de nós”. “É vergonhoso o que está a fazer-se”, disse.

Rui Marqueiro reitera que o assunto autárquicas será abordado a seu tempo mas lá vai avançando que “Jorge Carvalho tem que compreender que depois de 24 anos numa autarquia não é nada agradável que continue”.

Entretanto, o JB falou Claudemiro Semedo que confirmou a abordagem feita pelo PS, mas mais não disse, remetendo esclarecimentos para “uma altura mais própria”.