Assinar


Bairrada // Vagos  

Vagueira e Areão galardoadas com a Bandeira Azul

O Município de Vagos volta, este verão, a ver erguida, na praia do Areão e da Vagueira, a Bandeira Azul, galardão atribuído pela Associação da Bandeira Azul da Europa, às praias candidatas ao programa “Bandeira Azul”.

Assim sendo, a Praia da Vagueira recebe, este ano, a sua 25.ª Bandeira Azul, uma vez que, desde 1989, se candidata ao programa da Bandeira Azul e, todos os anos, até hoje, recebe o respetivo galardão. A praia do Areão, que se candidatou, pela primeira vez ao programa, em 2008, recebe, também, a sua sexta bandeira azul.

A atribuição deste galardão e de outros, como o da “Praia Dourada” atribuído pela Quercus, e o da “Praia Acessível”, pela Fundação Vodafone, às praias do município de Vagos, garantem, aos seus utilizadores, todas as condições de segurança e qualidade ambiental para a fruição das praias, assumindo, ao mesmo tempo, um turismo balnear sustentável.

A Associação da Bandeira Azul da Europa galardoou, este ano, 277 praias, das quais 15 são praias fluviais, distribuídas por 54 concelhos.

A Bandeira Azul é o símbolo de qualidade ambiental atribuído, anualmente, às marinas/ portos de recreio e praias que, mediante candidatura ao Programa em causa, satisfaçam um conjunto de critérios no âmbito da educação e informação ambiental, segurança, gestão ambiental e qualidade da água balnear.