Assinar
Anadia // Bairrada  

Candidatura PSD Anadia: “Anadia Somos Todos” é o lema escolhido pela Concelhia

“Anadia Somos Todos” é o lema que o PSD Anadia vai ostentar na sua candidatura às autárquicas. O lema, refere José Manuel Ribeiro, candidato à Câmara pelo PSD e líder da Concelhia, “corporiza o projeto de renovação e mudança para Anadia de uma nova geração de anadienses.” Em comunicado enviado à nossa redação, José M. Ribeiro acrescenta que este “é um projeto aberto, no qual todos os habitantes do concelho são chamados a participar”: “basta que queiram o melhor para Anadia, porque Anadia é dos anadienses, pertence a todos, independentemente da sua ideologia política, condição social ou situação económica.”

Três eixos principais. À comunicação social, o PSD refere que o projeto assenta em três eixos: desenvolvimento económico, ação social e juventude.
Quanto ao desenvolvimento económico, defende que Anadia necessita de empresas e de empregos para que os jovens e os adultos tenham um presente e um futuro. “O flagelo do desemprego no concelho também tem de ser combatido”. O que implica uma atitude proativa, ou seja, “tem de se ir à procura de empresários e investidores que acreditem em Anadia”. Por outro lado, destaca a importância da promoção turística, do estímulo ao comércio local e o apoio à agricultura, pecuária e floresta. “Nesta ótica é importante o PDM e um nó de ligação à A1.”
Ao nível da ação social, revela querer “apoiar as instituições de solidariedade social e criar serviços que facilitem o dia a dia da população sénior e intervir com apoios diretos aos mais necessitados, sejam crianças, idosos ou pessoas em idade ativa”.
Para José M. Ribeiro uma outra prioridade, já elencada há algumas semanas, é a juventude. Salienta que “é preciso fazer com que os jovens consigam residir, ter emprego e qualidade de vida no concelho.” Algumas das medidas defendidas pelo PSD Anadia deverão passar pelos “apoios à fixação de residência, ao associativismo juvenil, e a jovens empresários e empreendedores”, a par da criação do Conselho Municipal de Juventude.

Outras áreas. No comunicado, são ainda elencadas outras áreas determinantes em termos de intervenção, nomeadamente na criação de espaços verdes, parques de lazer, caminhos pedonais e ciclovias. Em matéria cultural, destaca a necessidade de apoiar as artes, os artistas e as associações, enquanto que na área desportiva quer “fomentar uma saudável prática desportiva e apoiar as coletividades de forma adequada e regulamentada, com especial enfoque no segmento da formação”, mas também colocar os equipamentos ao serviço da população, maximizando o seu uso.
José M. Ribeiro defende também, entre outros aspetos, a criação de um canil/gatil municipal; manter o abastecimento de água e saneamento na esfera público-municipal; garantir que os preços e os impostos se situem em valores mínimos; e estudar a possibilidade de Anadia se tornar um concelho “fiscalmente atrativo”.

“Afirmar Anadia”. O candidato “laranja” diz ser necessário “afirmar Anadia, defendendo intransigentemente a permanência e continuidade dos serviços descentralizados do Estado: serviços de saúde, tribunal, conservatórias, repartição de finanças, serviço local de segurança social, entre outros”. A procura de fundos comunitários é outro compromisso assumido.