Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Naturais de Oliveira do Bairro homenageiam Alípio Sol

A Associação dos Naturais de Oliveira do Bairro (ANOB) homenageou, na penúltima quarta-feira, data em passaram cinco anos sobre o seu falecimento, Alípio Sol, que foi o primeiro presidente da Câmara, eleito pós 25 de Abril.
O presidente da ANOB, Victor Costa, começou “por agradecer a presença de todos quantos se uniram a nós para homenagear o falecido Alípio Sol, e também a todos os que gostariam de ter estado, mas que devido, sobretudo, ao horário, não conseguiram estar presentes fisicamente, mas seguramente estiveram em pensamento”.
Explicou que “a ANOB pretendeu com esta homenagem, manter viva a recordação de um homem que tanto fez pelo concelho e que quis o destino que fosse ter com o Criador, fez ontem 5 anos”.
“Pessoalmente, não tive o privilégio de privar com ele, mas como acontece com a nossa história, não precisamos de privar com as pessoas para lhes podermos render homenagem, conhecer o seu percurso e deliciarmo-nos com o caráter, com os valores e com os princípios testemunhados e que servirão para todos nós e sobretudo para as gerações mais novas, como exemplos a seguir”.
Victor Costa recordou que “Alípio Sol foi o 1.º presidente de câmara eleito após o 25 de Abril, no período de 1977 a 1989. Sonhador, como todo o Homem deve ser, idealizou um concelho de todos e para todos, sempre preocupado com as questões sociais, pois não podemos esquecer que saíamos na época de um período muito conturbado, onde tudo ou quase tudo faltava para a maioria dos cidadãos”. Depois, “o sonho pela causa pública realizou-se, assim como os seus sonhos pessoais, como o de se formar, primeiro fê-lo em História e depois em Direito, já em adulto”.
Este responsável concluiu que “Alípio Sol ficará para sempre ligado à história do nosso concelho, como uma das maiores figuras da democracia, do municipalismo e grande lutador pelos interesses da nossa terra”.
A terminar, “a ANOB tudo fará para manter viva a chama de todos aqueles que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da Nossa Terra, pois apesar de não devermos estar agarrados ao passado, devemos sempre recordá-lo para que sigamos todos os bons exemplos, no sentido de melhorarmos o nosso «ser» como pessoas, sempre no sentido do bem comum”.