Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Quartel das Artes inaugurado a 6 de abril

O Município de Oliveira do Bairro vai comemorar entre 4 e 6 de abril os 500 anos da atribuição da sua Carta de Foral, concedida a 6 de abril de 1514 pelo Rei D. Manuel I, aproveitando esta celebração para inaugurar, no domingo dia 6, o Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, evento que contará com a presença do Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes.
O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol é um equipamento cultural vocacionado para os diversos tipos de espetáculo, cujo investimento de 4.576273,68€ foi inscrito no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Com capacidade para acolher cerca de 400 pessoas, este equipamento, que se situa em frente ao edifício dos Paços do Concelho, área contígua ao local onde se concentram as comemorações dos 500 anos da atribuição da Carta de Foral, tem como missão promover uma oferta cultural contemporânea, diversificada e valorizadora do panorama artístico local e nacional, capaz de despertar para a cidadania, fomentar a participação e o acesso às artes.

Comemorações. O programa das comemorações, marcado pela recriação histórica da autoria da Companhia de Teatro Viv’Arte, que fará Oliveira do Bairro regressar a 1514, tem início às 19h de sexta-feira, dia 4 de abril, com uma arruada pelas ruas da cidade e a abertura e vivência do mercado/exposição de artefactos bélicos, panejamento e acampamento castrense. O dia de sábado será preenchido por várias atividades, das quais se destacam espetáculos equestres, de música e dança e de malabares de fogo, para além de um workshop gratuito de tiro ao arco.
O dia de domingo, ponto alto das comemorações, será marcado pela inauguração do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, pela sessão solene das Comemorações e pela teatralização das inquirições e do outorgamento do Foral Manuelino a Oliveira do Bairro.
Para Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, “o mês de abril de 2014 será uma ocasião marcante na vivência da história do município, uma oportunidade para que os vários agentes do território – culturais, associativos, recreativos e educativos – possam surpreender, com a sua criatividade, todos os oliveirenses”.
Programa
6.ª feira, dia 4 de abril
19h – Arruada pelas ruas e praças do burgo – abertura e vivência do mercado/exposição de artefactos bélicos, panejamento e acampamento castrense; 19h30 – Ceia Quinhentista – à mesa com El-Rei D. Manuel I; 20h – Concerto de Música de Índole Quinhentista; 21h – Águia Judia – Espetáculo de Cetraria e 22h – O Tesouro do Barco Assombrado – Espetáculo de Malabares de Fogo.

Sábado, dia 5 de abril
12h -Abertura do Mercado – Exposição de artefactos bélicos, panejamento e acampamento castrense; 13h30 – Desfile Confrádico pelas ruas do burgo e sua receção pelo Meirinho; 15h – Arruada pelas ruas e praças do burgo – Início dos festejos e vivência do mercado; 16h – Workshop gratuito de Tiro ao Arco – Acampamento Castrense; 18h – Jogos Reais – Espetáculo Equestre; 21h – Sefarad – Vivências da Comunidade Judaica no reinado de D. Manuel I; 22h – Concerto de Música e Danças Africanas; 23h -Mare Tenebrum – Espetáculo de Malabares de Fogo e 24h – Encerramento do Mercado.

Domingo, dia 6 de abril
11h – Inauguração do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol (QA ) pelo Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes; 11h20 – Sessão Solene das Comemorações dos 500 Anos da Outorga do Foral Manuelino de Oliveira do Bairro, auditório do QA; 12h – Teatralização das inquirições e do outorgamento do Foral; 12h30 – Abertura do Mercado – Exposição de artefactos bélicos, panejamento e acampamento castrense; 15h – O Cortejo de D. Manuel – Início dos festejos e vivência do mercado; 16h – Entrega do Foral – Teatralização; 18h – Torneio d’Armas a Cavalo – Teatralização; 19h – O Mapa – Teatroteka de Oliveira do Bairro; 20h – Venda de Escravos – Teatralização; 21h – Concerto dos Crash em salto temporal para a contemporaneidade e 22h – encerramento do Mercado.