Assinar


Anadia // Bairrada  

Abusador de crianças condenado em cúmulo jurídico a nove anos de prisão

O Coletivo de juízes da Comarca do Baixo Bouga, juízo de instância criminal de Anadia, condenou, em cúmulo jurídico, a nove anos de prisão efetiva, Inocêncio da Cruz Marques, que, recentemente, tinha sido condenado a oito anos e meio pelo abuso sexual de menores e por um crime de abuso sexual de menores na forma tentada, a três irmãos, duas meninas e um rapaz (de 8, 9 e 11 anos, à data dos factos), em Avelãs de Caminho.
Na terça-feira, Inocêncio Marques regressou ao Tribunal de Anadia para ouvir o cúmulo das várias penas a que tinha sido, anteriormente, condenado em 2013, nomeadamente no dia 18 de fevereiro, quando foi condenado pela prática de um crime de descaminho [de objeto colocado sob o poder público], na pena de seis meses de prisão e de um crime de falsificação de documento na pena de oito meses de prisão. No dia 28 de fevereiro de 2013, foi condenado pela prática de um crime de condução sem habilitação, na pena de nove meses de prisão substituída por 270 dias de multa à taxa diária de seis euros. Do cadastro de Inocêncio Marques, fazem parte quatro condenações pelo crime de condução sem habilitação legal e um crime de desobediência.
Recorde-se que o arguido estava acusado de 14 crimes de abuso sexual de crianças, dois dos quais na forma tentada, mas o tribunal entendeu julgá-lo apenas por um crime por cada menor que foi vítima dos abusos.
A decisão do cúmulo jurídico foi tomada em consciência e após livre apreciação das provas que concorreram para a formação da convicção do coletivo de juízes.