O atualiza-te é um ciclo de conferências organizado pelos alunos de licenciatura e mestrado em marketing da Universidade de Aveiro, que proporciona aos seus participantes, durante dois dias, experiências de networking e aprendizagem de temas relevantes do marketing, inovação, marca, comunicação e outros relacionados. Uma iniciativa desenvolvida por alunos, a pensar em alunos, que foi ganhando corpo e, agora, se assume com o profissionalismo e posicionamento de uma conferência de marketing de referência a nível nacional. O atualiza-te conta, anualmente, com reconhecidos oradores da área, revelando-se como uma passagem obrigatória para todos aqueles, discentes ou profissionais, que pretendam manter-se atualizados sobre as últimas tendências do mercado.
A 6.ª edição atualiza-te irá realizar-se nos dias 14 e 15 de Março, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro. O programa será composto por 17 especialistas enquadrados nas últimas tendências de marketing, nomeadamente, Pedro Pinto da Wingman, Pedro Viegas da Everything Is New, Paulo Pinto da La Redoute, Rui Calafate da Special One, Manuel Peres da Bar, Manuel Forjaz da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empreendedores), João Ferrand da Wingstudio e Pedro Aniceto.

Painel de Oradores:

Sérgio Moreira (BEEVERYCREATIVE): A BEEVERYCREATIVE impõe-se como o casulo que viu nascer a primeira impressora 3D portuguesa de gema – a BEETHEFIRST – pelas mãos de Francisco Mendes e Jorge Pinto. Sérgio Sousa Moreira é parte integrante desta equipa, sendo responsável pela função de marketing e comunicação da marca.

Vera Maia (Salsa): Licenciada em Ciência da Comunicação e Pós-graduada em Marketing Digital, Vera Maia apaixonou-se pelo Marketing Digital ainda nos corredores da Universidade. Atualmente, alia o digital à moda, a sua segunda paixão, desempenhando funções de E-Business Specialist na equipa Novos Negócios Digitais na marca portuguesa de jeanswear Salsa.

Luís Mestre (Moche): Licenciado em Gestão pelo ISCTE, albergando, ainda, um MBA na UCP, Luís Mestre assume-me, atualmente, como o responsável Gestão de Serviços e Segmento Pessoal, na Portugal Telecom, e irá partilhar com a plateia atualiza-te os segredos da sua mestria na gestão da marca Moche.

Pedro Pinto (Wingman): A Wingman posiciona-se, a nível nacional, como a agência referência na área de soluções digitais: estratégia, criatividade, tecnologia e uma equipa multidisciplinar de especialistas são alguns dos segredos do seu sucesso. O seu know-how e dedicação são amplamente reconhecidos pelos grandes nomes nacionais que compõem a sua carteira de clientes assíduos, nomeadamente: TAP Portugal, Zon, Jerónimo Martins, Galp e Federação Portuguesa de Futebol. Pedro Pinto, licenciado em Engenharia pela Universidade do Porto, assume o controlo operacional da equipa Wingman e no dia 14 de Março irá assumir o comando do atualiza-te e promete levar-nos num “voo” tranquilo pela estratégia digital da marca líder em Portugal a nível do apoio ao cliente, engagement, promoção e vendas nas redes sociais – a TAP Portugal. Esta exposição contará, ainda com a presença de Mónica Quartin, Gestora de Comunicação e Marca da TAP Portugal.

Paulo Pinto (La Redoute): Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, Paulo Pinto apresenta-se como CEO da marca La Redoute Portugal/Espanha e vice-presidente da ACEPI (Associação do Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva). Com mais de 20 anos de experiencia nas áreas de marketing e vendas, Paulo Pinto é responsável pela transformação da marca La Redoute Portugal, em 2007: a tradicional marca offline Redcats deu lugar à atual, modernizada, e reconhecida marca de venda à distância, multi-canal. A sua apresentação irá incidir sobre esta evolução da La Redoute, que nasceu através da venda por catálogo, mas que a constante adaptação à mutação do mercado transformou numa web company globalmente conhecida.

Rui Calafate (Special One): Director Geral da Special One Comunicação desde 2009, Rui Calafate revela um amplo know-how na área de comunicação, especialmente, política. De jornalista passou a Diretor de Comunicação da Câmara de Lisboa, sendo um dos consultores de comunicação mais seguido nas redes sociais. Segundo o especialista, a comunicação política, como todas as variáveis da comunicação, envolve uma máxima: “Prever muito, improvisar pouco”. Rui Calafate promete explicar todos os vértices de uma campanha eleitoral. Sem tabus e acutilante como é o seu estilo.
Manuel Peres (BAR): Com 72 anos, Manuel Peres assume atualmente o cargo de Craft Master na Agência de Publicidade BAR, albergando em si um espírito irreverente e empreendedor, patente em cada passo do seu assombroso percurso profissional. Contando com mais de cinco décadas de experiência como fotógrafo, ilustrador, diretor de arte e de direção criativa, Manuel Peres impõe-se como um gigante da Publicidade em Portugal: a relação de Peres com a arisca Publicidade iniciou-se em 1965 tendo, desde então, passado por 25 agências e conhecendo mais de 80 a nível internacional.

Manuel Forjaz (ANJE): Amplamente reconhecido, Manuel Forjaz alimenta-se de conhecimento científico, sendo licenciado em Economia na UCP, pós-graduado e investigador em Estudos Africanos no ISCTE, Estudos em Social Entrepreneurship (INSEAD) e Liderança (Harvard Kennedy School of Government). Profissionalmente, Manuel Forjaz soma experiência no desempenho de cargos superiores nos maiores grupos nacionais como Unilever (Head of Sales), Bertrand (Diretor Geral) e Impresa/Medipress (CEO). Atualmente, Forjaz desdobra-se entre a direção da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), e o ensino nos Mestrados do ISCTE, ISEG e, atualmente da Universidade Nova – algumas das academias que têm o prazer de contar com o poder evangelizador deste homem de fé.

Gonçalo Faustino (Cerveja Maldita): Formado em Engenharia Química, Gonçalo Faustino é um empreendedor e jovem mestre na arte da cervejaria artesanal. A paixão pela cerveja e os conhecimentos que adquiriu na sua formação catapultaram este jovem empreendedor para o mundo da produção de cerveja, criando, em 2012, a sua marca própria – a Cerveja Maldita. A “Maldita” é uma cerveja com um posicionamento diferente das típicas cervejas: é um produto gourmet com qualidade cervejeira, 100% artesanal e que pretende surpreender os seus consumidores com o seu distinto sabor.

João Afonso (Musikki): Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação e Mestre em Comunicação e Multimédia na Universidade de Aveiro, João Afonso revolucionou o mundo da música com a criação de um motor de busca especializado para o mercado dos music lovers – Musikki. Este projeto é descrito como o “Google da Música” e consiste numa plataforma que relaciona conteúdos múltiplos da área, agregando todos os videoclipes, informações sobre artistas ou bandas, álbuns e até agendas de concertos.

Miguel Neiva (Coloradd): Miguel Neiva, designer de profissão e professor de coração, na Universidade do Minho, emerge como o Homem que mudou o mundo dos portadores de daltonismo, através da criação de um sistema de cores baseado em símbolos, apelidado de CorAdd. Aplicável em diferentes suportes rotineiros de comunicação escrita, como materiais escolares, indicações/avisos de metro, catálogos de tintas, etiquetas de roupa, rótulos de produtos farmacêuticos, este código de cores revela potencialidades múltiplas a serem exploradas não só em Portugal.

Bruno Pinto (Dream Books): Bruno Pinto, licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto, com especialização em Marketing Digital pelo IPAM, assume, atualmente, o cargo de brand manager da Dreambooks Portugal, sendo também responsável pela função de internacionalização da marca. Como Gestor de Mercado Dreambooks, Bruno Pinto tomou as rédeas daquela que seria uma das concretizações mais ousadas no mercado da fotografia: a conceção do maior álbum fotográfico do mundo, intitulado “Portugal, O Melhor Destino”.

Carloz Liz (IPSOS-APEME): Carlos Liz é licenciado em Estudos Clássicos pela Universidade de Lisboa. Trabalha em Estudos de Mercado e Opinião desde 1972, tendo em 1989 fundado a empresa APEME (hoje IPSOS APEME) de que continua a ser sócio gerente. Ao longo da sua carreira de investigador coordenou projetos em quase todas as áreas do grande consumo e serviços para as principais marcas nacionais e multinacionais, acompanhando o nascimento e desenvolvimento da sociedade de consumo em Portugal.

Nelson Emílio (Branding Pessoal): Nelson Emílio é orador, formador e consultor nas áreas de Personal Branding, Comunicação e Liderança tanto a nível nacional como internacional. Este especialista emerge como um dos poucos profissionais em Portugal com uma certificação em Personal Branding, atribuída pela Reach Personal Branding (Nova Iorque), empresa pioneira e líder mundial em Personal Branding. Conta ainda com certificações como Master e Trainer na área da motivação (Reiss Motivation Profile), liderança, coaching, PNL e em diversas metodologias orientadas ao desenvolvimento pessoal. É, ainda, Area Governor na Toastmasters International, a maior organização mundial de desenvolvimento de competências de comunicação e liderança,

Pedro Viegas (Everything Is New): Desde muito novo ligado à indústria do entretenimento, por influência familiar, Pedro Viegas é Diretor de Produção da “Everything is New” desde que a empresa foi fundada, em 2007. No currículo conta já com a produção de sete edições do “Optimus Alive”, bem como de alguns dos maiores concertos que se realizaram em Portugal nos últimos anos, nomeadamente, Madonna e Bon Jovi no Parque da Bela Vista, Coldplay e Muse no Estádio do Dragão e AC/DC no Estádio de Alvalade, entre muitos outros. Foi também responsável pela produção dos últimos espetáculos do Cirque du Soleil revelados em Portugal. No total, Pedro Viegas é directamente responsável por uma média anual de 100 espetáculos.

João Ferrand (Wingstudio): E tudo começou em 1999 com uma Licenciatura em Design Gráfico, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto! Desde então, João Ferrand coleciona experiência e conhecimento nas áreas de comunicação, marketing político, e design gráfico, que resultaram na fundação da empresa WingzStudio. Contando com um portfólio de mais de 1 milhar de Projetos Gráficos e com uma carteira de mais de 200 clientes nacionais e internacionais, Ferrand reúne em si, ainda, o talento do ensino, lecionando disciplinas de Comunicação e Campanha Publicitária no Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra, conta já 10 anos.

Pedro Aniceto (Consultor TI): Com 47 anos, prestes a expirar, Pedro Aniceto impõe-se como um dos responsáveis pela chegada da Apple a Portugal. É consultor de Tecnologias de Informação, na GFI Portugal, e assume ter um crush enorme por Comunicação. Considera possuir um sentido de humor incompreendido e acha que o verdadeiro desafio é pegar num produto difícil e converter crentes, mesmo que seja um por um. Este inconformismo embebido de uma genica contagiante transformou Pedro Aniceto num dos maiores devotos da Apple numa era em que a marca não era trendy em Portugal, criando verdadeiras legiões de seguidores em todo o território.

Plataformas Digitais do Evento:
http://www.conferenciasmarketing.com/
https://pt-pt.facebook.com/conferenciasdemarketing