Assinar
Anadia // Bairrada  

“O Baile” vai pôr Anadia a dançar

A Câmara Municipal de Anadia vai levar à Praça da Juventude, amanhã, dia 16 de maio, pelas 21h30, “O Baile”, de Aldara Bizarro, com interpretação da Jangada de Pedra e de elementos da comunidade anadiense.
Segundo esta coreógrafa, trata-se de um “espetáculo de dança inspirado no filme “O Baile”, de Ettore Scola (1983), e na memória dos bailes de bairro, de aldeias e de vilas de Portugal”, com o objetivo de “recriar um baile contemporâneo, pertinente e atual, um lugar único de convívio e festa, idealizado pelos participantes e equipa artística deste projeto”.
Aldara Bizarro explica ainda que “O Baile” procura “atingir três níveis de participação. A participação de profissionais que colaboraram neste projeto desde a sua origem (…), a participação parcial de pessoas locais que ensaiam de propósito para o efeito, quer na parte da dança, quer na parte da música ao vivo, e ainda, a participação das pessoas que assistem ao espetáculo que no final se envolvem, mais, com este, através do baile final que a peça proporciona”.
Neste sentido, a equipa artística (bailarinos, atores e coreógrafa) contará, na interpretação, com a colaboração de 25 elementos da comunidade, com idades entre os 7 e os 70 anos, metodologia seguida, aliás, em todas as localidades por onde “O Baile” passou. Desses 25 participantes locais, “15/20 (…) farão parte do grupo de intérpretes de dança, e 10, do grupo de intérpretes da música”. Enquanto os bailarinos não necessitam de ter conhecimentos de dança, já para a interpretação musical é requerido algum saber e, neste caso, a tarefa está entregue a elementos da Filarmónica da ASMUSIBAI – Associação Musical da Bairrada, com sede em Anadia.