Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Sangalhos: Geminação reforça laços de amizade com franceses

Chegaram na última quinta-feira, dia 24 e partiram, de regresso a França, na noite de domingo. Uma visita de quatro dias que veio reforçar os laços entre a população de Sangalhos e a comunidade de La Chaize de Vicomte, com a qual existe uma geminação que já completou dois anos.
Depois de, no ano transato, os sangalhenses terem visitado esta localidade francesa, agora foi a vez de 42 franceses, 11 das quais crianças, passarem uns dias na região da Bairrada.
A Associação da Gemi-nação da Vila de Sangalhos (AGVS) faz a “ponte” nesta geminação relativamente à partilha de experiências resultantes deste intercâmbio entre comunidades, desenvolvendo uma cultura de formação, educação de âmbito linguístico e cultural.
Durante a cerimónia de boas-vindas, que teve lugar no passado dia 24 de julho, pelas 16h, na sede da Junta de Freguesia de Sangalhos, a edil Teresa Cardoso realçou a importância e mais valias da geminação que se tem vindo a consolidar nos últimos anos, mas também pelo facto de, pela primeira vez, integrar 11 crianças francesas. “Sei que o programa é extenso e os dias curtos para visitar tudo”, referiu, destacando aos visitantes o facto de Sangalhos estar a ser palco do Campeonato da Europa de Pista em Sub 23, “um espaço que deve ser visitado”, bem como aconselhou a que todos aproveitassem para descobrir a riqueza da região em termos gastronómicos e vitinivícolas. A terminar, os seu votos foram para que todos, no momento da partida, levassem já vontade de regressar.
Jean Noel Violleau, presidente da Associação de Geminação francesa e Pascal Bonnin, vereador do Desporto da Câmara de La Chaize de Vicomte, agradeceram a receção e a hospitalidade dos sangalhenses, sublinhando ainda a “importância do intercâmbio entre estas famílias” num trabalho de aproximação de culturas e povos.
Silvana Marques, presidente da AGVS, fez uma breve resenha sobre a freguesia: população, localização, infraestruturas, dando a conhecer o vasto programa que integra visitas ao Velódromo, Centro Escolar, Santuário de Fátima, Mosteiro da Batalha, Praia da Nazaré, noite de Fados na Estalagem de Sangalhos, visitas às praias da Barra, Costa Nova e Tocha, Aveiro, Olhos de Fervença, Cantanhede (Expofacic 2014), visita às Caves S. João, às vinhas de São Lourenço do Bairro e concelho de Anadia, Rota da Bairrada e Museu do Vinho da Bairrada.
Catarina Cerca