Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Breves da reunião de Câmara

ANADIA
Cartaz da Feira da Vinha e do Vinho já é conhecido
O cartaz para o palco principal da edição de 2015 da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia já é conhecido.
O certame, que se realiza de 20 a 28 de junho, na zona do Vale Santo, em Anadia, vai contar com as seguintes atuações:
Dia 20: Anselmo Raph; Dia 21: Camané; Dia 22: Quim Barreiros; Dia 23: Diabo na Cruz; Dia 24: Jorge Palma; Dia 25: D.A.M.A.; Dia 26: LedOn – Tributo a Led Zeppelin e Algarve Party; Dia 27: Gabriel o Pensador e Dia 28: Marchas Populares.

2.ª fase de obras no Pavilhão Gimnodesportivo
A segunda fase das obras no Pavilhão Gimnodesportivo de Anadia (pavilhão velho) foi levantada na última reunião do executivo anadiense pelo vereador José Manuel Ribeiro(PSD). Depois de uma primeira fase (já concluída) que envolveu a substituição do telhado, vidros e pintura, a segunda fase, relativa ao piso e balneários, ainda não avançou, impedindo assim a prática de qualquer atividade desportiva naquele espaço, nomeadamente hóquei em patins e basquetebol.
Em resposta, a edil Teresa Cardoso explicou que a segunda fase será objeto de um concurso que está a ser ultimado. No entanto, algumas das intervenções e obras a realizar poderão ainda ser alvo de um enquadramento no próximo Quadro Comunitário de Apoio, o que está já a ser preparado pelos serviços técnicos da autarquia.

Estacionamento subterrâneo com pouca adesão
Aberto há quase 10 meses ao público, o parque de estacionamento subterrâneo, localizado no Edifício de Proximidade, por baixo da Praça da Juventude, foi trazido pelo vereador José Manuel Ribeiro (PSD) à reunião de câmara. O parque de estacionamento com capacidade para 127 viaturas tem tido uma procura mínima que fica muito aquém do desejável. “Um parque que custou várias centenas de milhares de euros ao erário público”, disse.
A edil Teresa Cardoso, a respeito deste equipamento inserido nas obras de regeneração do núcleo urbano da cidade de Anadia, obra comparticipada por fundos comunitários, admitiu que a utilização tem sido relativamente baixa, o que, a seu ver, se deve ao facto das pessoas não se aperceberem da sinalética existente para este espaço, mas sobretudo porque a cidade oferece, por enquanto, muito estacionamento livre noutros locais, uma das razões que leva as pessoas a evitar estacionarem naquele local, que é pago.

Saneamento em Aguim
Na freguesia de Aguim, a localidade de Vila Franca ainda não tem saneamento básico concluído, embora as obras tenham sido iniciadas em 2013. Uma situação levantada pelo vereador José Manuel Ribeiro, que lamentou também o facto da rede viária naquele local se encontrar bastante danificada. “O que está unicamente a ser feito é tapar alguns buracos maiores”. Uma situação que desagrada à população mas que poderá ter os dias contados, já que a edil Teresa Cardoso explicou estar em preparação a colocação de uma elevatória, para depois se efetuar a ligação do saneamento. Só depois as estradas, naturalmente, poderão ser reabilitadas.

PDM “oportunamente”
“O PDM virá oportunamente a uma reunião de executivo”, foi a resposta dada pela edil à questão do vereador José Manuel Ribeiro acerca do ponto de situação desta matéria. O vereador quis saber quantos contributos já foram dados pelos munícipes para esta 1.ª revisão do PDM e quantos vão ser acolhidos. A edil respondeu que menos de uma centena de sugestões e reclamações deram entrada na Câmara, estando neste momento em análise. Um trabalho que está a ser realizado em articulação com diversas entidades. “Oportunamente será conhecido”, disse.

Espetáculo do Coral da Bairrada
A Associação O Coral da Bairrada vai promover um espetáculo comemorativo do seu 1.º aniversário, no próximo dia 11 de abril, no Cineteatro de Anadia.

Encontro Nacional de UCC
A Unidade de Cuidados na Comunidade de Anadia vai realizar um Encontro Nacional das UCC, no dia 14 de março, no auditório do Museu do Vinho, em Anadia.