Assinar


Anadia // Bairrada  

EVB pode acolher Centro de Investigação de Espumantes

As instalações da Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB) poderão vir a acolher um Centro de Investigação Nacional sobre Espumantes.
Esta nota foi avançada na última reunião do executivo de Anadia, pela edil Teresa Cardoso. A autarca revelou que, na sequência de uma reunião com a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, ter-lhe-à apresentado uma carta/proposta para que aquela infraestrutura possa vir a acolher um Centro de Investigação Nacional sobre Espumantes.
O repto lançado à ministra insere-se no plano de ação Bairrada 2030 (próximos 15 anos) e envolve os oito municípios da região que está a ser elaborado pela Universidade de Aveiro.
Aos vereadores, a autarca explicou que, estando a EVB, há mais de 125 anos, ligada à vitivinicultura, tendo, inclusive, sido o berço da produção de espumante, será legítimo e de toda a justiça que seja Anadia a receber este tipo de centro de investigação. Por outro lado, tendo em conta que, nos últimos anos, aquela infraestrutura tem registado um decréscimo quer ao nível da investigação, quer no apoio prestado aos vitivinicultores, com diminuição gradual dos seus recursos humanos, aliado a uma clara ausência de investimento nas infraestruturas físicas (edifícios, laboratórios), Teresa Cardoso defende que é preciso encontra soluções para o futuro da EVB.
Assim, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Rota da Bairrada e os oito municípios (Aveiro, Águeda, Oliveira do Bairro, Vagos, Anadia, Mealhada, Cantanhede e Coimbra) que constituem a região, uniram-se no sentido de desenvolver um trabalho único no crescimento e evolução da região, em parceria com as Universidades.
Como explicou, este Centro de Investigação, será um Observatório onde se poderão, por exemplo, desenvolver estudos nas áreas da Viticultura e Enologia. Um espaço que deverá ter uma abrangência supra-regional, nacional, já que “todo o país, de uma forma ou de outra, se vai aventurando na produção de espumantes, muitas vezes seguindo aqueles que há mais tempo dominam a técnica e o produto, não se apercebendo das incertezas sobre os temas em questão”.
Leia mais na versão digital do seu JB.