“Uma Região. Uma Casta. Um Espumante: Baga Bairrada”: é este o lema do projeto ‘Baga Bairrada’, uma iniciativa da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) aberta a todos os produtores da região e que estabelece um standard coletivo para um espumante feito a partir da casta bandeira da região, a Baga. Uma nova categoria para um produto distinto, com regras de produção e identidade gráfica próprias, criada para melhor promover e vender a região – e seus vinhos – em Portugal e no Mundo.
“A Baga é um património inquestionável, que tem que ser preservado e potenciado”, destaca o Plano de Ação para a viticultura bairradina. A CVB pretende assim sinalizar, demarcar e autenticar a casta Baga como variedade típica (e predominante) da Bairrada, valorizando a casta, a região vitivinícola, e gerando notoriedade para o grande fator diferenciador: a Bairrada como região com massa crítica suficiente para fazer espumantes brancos de uma casta tinta.
Embora a regulamentação desta nova categoria contemple brancos, rosados e tintos, a CVB tem como objetivo principal assegurar um denominador comum e estilo que faça crescer os espumantes “Blanc de Noirs Baga Bairrada”, em particular nos mercados de exportação, onde o espumante português ainda tem dificuldades em afirmar as suas especificidades.
Por questões climáticas, é difícil produzir todos os anos grandes (volumes de) vinhos tintos de Baga, já a qualidade de excelência nos espumantes desta casta é sempre garantida, o que faz a diferença para a região da Bairrada, ainda mais se “uniformizados” e consolidados numa categoria de produto. A importância da casta Baga na valorização e diferenciação dos espumantes Bairrada é hoje uma realidade indiscutível. Durante anos, vários foram os produtores que encontraram nela o complemento perfeito para os seus lotes de vinho base espumante.

Espumantes ‘Baga Bairrada’

Liderado pela CVB, foi criado um grupo de trabalho composto pela entidade e por um corpo técnico de sete enólogos (Antero Silvano; António Selas; Francisco Antunes; João Soares; José Carvalheira; Luís Pato; e Osvaldo Amado), que ao longo dos últimos dois anos tem vindo a definir regras, processos e estratégias para implementação, promoção e divulgação do projeto ‘Baga Bairrada’.
Esta iniciativa posiciona os espumantes com assinatura ‘Baga Bairrada’ num patamar de valorização especial, evitando a guerra de preços e unindo os produtores na criação coletiva de valor para todos e para a região.

Selo de qualidade. À data de hoje, são cinco os espumantes com o “selo” de qualidade e a logomarca ‘Baga Bairrada’, todos eles 100% Baga. De destacar o facto de três deles serem novas referências, criadas de raiz para “dar vida” a esta aposta da região: ‘Aliança Baga Bairrada Reserva 2013’ (Aliança Vinhos de Portugal), ‘Quinta do Poço do Lobo Baga Bairrada 2013’ (Caves São João) e ‘Rama&Selas Baga Bairrada 2013’ (Rama & Selas). As referências da Adega de Cantanhede e das Caves São Domingos já existiam, muito embora as colheitas que agora chegam ao mercado – ‘Marquês de Marialva Baga Bairrada 2013’ e ‘São Domingos Baga Bairrada 2008’ – tenham sido afinados a fim de cumprirem todos os requisitos do projeto ‘Baga Bairrada’.

Importância económica para a região

“Para este ano, temos prevista a comercialização de 250 mil garrafas de espumantes ‘Baga Bairrada’, fasquia que queremos – e acreditamos que seja possível – aumentar para um milhão já em 2018. Assim, o objetivo é que esta nova categoria de produto ocupe uma quota de mercado de mais de 10%, analisando o universo de espumantes produzidos em Portugal, número que atualmente atinge os 11 milhões de garrafas”, afirma Pedro Soares, presidente da CVB. Um objetivo a alcançar através da adesão de novos players. Existem já outros produtores que têm a estagiar os seus espumantes ‘Baga Bairrada’: Caves Montanha, Caves Primavera e o produtor Luís Pato.
A nível económico, o projeto ‘Baga Bairrada’ é um importante passo para região, ao incrementar a certificação dos espumantes, aumentando assim o número de garrafas com o selo “Denominação de Origem (D.O.) Bairrada”.