Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Festas da Cidade este fim de semana

As Festas da Cidade – S. Miguel realizam-se este sábado e domingo, dias 3 e 4 de outubro, em Oliveira do Bairro. Trata-se de um evento que pretende recriar, à época da Idade Média, os festejos em honra do padroeiro da cidade e da freguesia.
Do vasto programa da iniciativa, destacam-se as recriações históricas e reconstituições à época, bem como concertos de música medieval, dança, artes performativas diversas e um parque de jogos medievais, entre outras animações.
O espaço da celebração, junto à Igreja Matriz de Oliveira do Bairro, englobará uma zona de restauração, artesãos, vendedores ambulantes e venda de produtos agrícolas. A componente religiosa será igualmente parte integrante dos festejos, com a celebração de eucaristia, seguida de procissão em honra de S. Miguel, no domingo, dia 4, pelas 16h, sendo este um dos pontos altos da iniciativa. As festividades vão estender-se para a Rua Conde Ferreira, que estará encerrada ao trânsito no troço compreendido entre o início do edifício da Câmara Municipal (para quem entra na cidade) e a Rua Cândido dos Reis, assim como a sua ligação para a Rua Tavares de Castro.
A organização das Festas da Cidade – Padroeiro S. Miguel é da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, em parceria com a Comissão Fabriqueira de Oliveira do Bairro e as Confrarias de S. Miguel, sendo uma aposta na diversidade da oferta cultural e turística do Município e na promoção da sua cultura e tradições.
O evento terá animação itinerante, com recriação histórica e artes perfomativas, rábulas e estórias, música e dança e parque de jogos da época.

PROGRAMA
Sábado, dia 3

8h30 – Arruada pelos lugares da freguesia de Oliveira do Bairro | Saída dos Gaiteiros
10h – Abertura do mercado
15h – Cortejo Eclesiástico e Bênção das colheitas | Visitação do Bispo para as festividades de S. Miguel Arcanjo
16h – Torneio de Armas, em honra de S. Miguel
17h – Voo da águia-real
18h – História do folião | Homem encarregado de contar as histórias dos Santos, deixa-se impregnar pelo ambiente de festa
19h – Eucaristia vespertina
20h – Comeres e beberes com sabores da Bairrada
21h – Danças e bailias ao som das gaitas de foles
22h – Corrida de carroças | Os frades, em honra de S. Miguel, decidem oferecer um terreno baldio a uma família de camponeses
23h – Defesa de Jerusalém Celeste | Espetáculo de malabares de fogo e pirotecnia
00h – Concerto de música de índole medieval
01h – Encerramento

Domingo, dia 4

10h – Abertura do mercado
15h – Concessão de indulgências a alguns homens-bons da vila
16h – Celebração eucarística
17h – Procissão em honra de S. Miguel Arcanjo
19h – Danças e cantigas ao padroeiro da terra
20h – Comeres e beberes com sabores da Bairrada
21h – Nomeação do Imperador da festa | Seguindo as tradições imemoriais, nomeia-se o responsável pela festa, no ano seguinte
22h – Baile em honra do Imperador e ataque dos salteadores
23h – Concerto de música de índole medieval
00h – Encerramento das Festas da Cidade