Assinar
Anadia // Bairrada // Tamengos  

Anadia: Cogumelos Shiitake made in Tamengos

Os Cogumelos Shiitake são uma das espécies de cogumelos mais cobiçada atualmente pelas suas propriedades medicinais. Uma iguaria que está também a conquistar terreno na cozinha e em inúmeros pratos graças ao seu sabor único e inconfundível.
Em Tamengos, existe uma exploração 100% biológica que, tal como os cogumelos, vai crescendo, pouco a pouco, pelas mãos do jovem empreendedor, Pedro Ferreira, que já os comercializa com a marca “Tribal Jungle Cogumelos Biológicos”, em alguns locais da região.
Foi na enorme estufa verde, com cerca de mil metros, que o fomos conhecer e aos seus cogumelos. O cheiro a madeira molhada e a mofo é inconfundível, a humidade é grande e na instalação estão 120 toneladas de madeira de eucalipto inoculadas. Trabalha sozinho sete dias por semana e conta ocasionalmente com a ajuda de familiares e amigos.
Na estufa é o “faz tudo” e chega a passar 14 horas seguidas neste espaço que um dia gostaria de ver transformado em Quinta Biológica, com várias vertentes e ofertas, num local onde as pessoas pudessem vir apanhar os seus próprios cogumelos, se assim o desejassem.

Paixão e determinação. Este sonho começou a tomar forma há cinco anos, mas tem sofrido avanços e recuos. A inexperiência nas áreas empresarial e comercial têm criado algumas dificuldades e constrangimentos que vão sendo ultrapassadas graças à determinação, empenho e dedicação do jovem, que trocou uma vida ligada ao mergulho (era mergulhador profissional) para se dedicar à agricultura e assim poder estar mais próximo dos filhos que quer ver crescer. “Queria algo mais estável para ficar perto de casa. Como a situação económica do país, em 2012, não era boa, devido à paragem de grandes obras públicas fiquei como a maioria dos meus colegas, sem trabalho. Ou ia para fora ou arranjava o que fazer. Foi assim que comecei este projeto”, conta.
Uma paixão que se ficou a dever a um primo que um dia o convidou a ir a Lisboa assistir a uma formação sobre a produção desta espécie de cogumelos. O interesse e vontade revelaram-se de imediato, construindo no quintal dos pais, em Anadia, uma pequena estufa, onde fez as primeiras experiências.
Há três anos decidiu avançar de forma séria. Fez uma candidatura ao Proder para Jovens Agricultores, mas as dores de cabeça têm sido muitas. “Foi uma candidatura mal feita e acabei por gastar o dobro do que coloquei no projeto”. Um começo atribulado que o levou a investir neste local quase 200 mil euros, num investimento do qual ainda não teve retorno. “A falta de informação, de conhecimentos, de experiência e os aspetos burocráticos são muito complicados”, diz.

Benefícios. Os únicos cogumelos que produz são os shiitake devido às suas propriedades terapêuticas únicas, devido às suas qualidades no combate a inúmeras doenças. “O meu pai é oculista. Eu usava óculos e já deixei de usar”, o que no seu entender demonstra o poder deste fungo aeróbio.
A produção de cogumelos dá muito trabalho e não é um mar de rosas e de facilidades como muitos querem fazer parecer. É um processo moroso e complexo.
Neste caso, o fungo inoculado é comprado a uma empresa certificada por se tratar de uma produção biológica e para ter 100 quilos de cogumelos Pedro Ferreira tem de dar um choque térmico a 10 toneladas de madeira, tudo isto feito manualmente com correntes, o que demora mais de uma semana.
A JB revela que a primavera e o outono são as melhores épocas para a produção, sendo o verão e o inverno as mais difíceis devido à dificuldade em manter as condições de temperatura e humidade necessárias para que os cogumelos cresçam.

Aumentar a rede de clientes. Neste momento, colhe e vende cogumelos frescos, mas também cogumelos desidratados.
“Quero clientes satisfeitos e fiéis às encomendas. Se tiver clientes a pedir, consigo tirar 150 quilos por semana, o que seria o ideal para o projeto andar para a frente, pagar a funcionários e o investimento realizado”, sublinha.
Neste momento, apenas tem mercado para 30 a 40 quilos por semana. “Gostava que os revendedores de fruta, mini mercados, restaurantes, hotéis ou bares e, claro, pessoas particulares aqui viessem buscar a minha produção”, porque ainda não consegue ter a área comercial suficientemente desenvolvida. Para já, os seus principais clientes são amigos e particulares, mas também alguns mini mercados e até o Intermarché de Oliveira do Bairro, alguns hotéis e restaurantes da região.
Mas como não é um produto muito conhecido, Pedro Ferreira está ainda a desbravar terreno. Assim, diz que todos os interessados o podem contactar pelo 231 407 557 ou 932 207 962 ou ainda por e-mail: tribaljungle@gmail.com
Catarina Cerca