Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Câmara entrega 98.858 euros para apoiar 1489 jovens atletas

A Câmara Municipal entregou, na penúltima terça-feira, 98.858 euros de subsídios aos clubes do concelho para apoio às camadas jovens, mormente a 1489 atletas. A entrega dos apoios foi feita numa cerimónia que decorreu na sala de reuniões da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, onde ainda foram entregues mais cerca 100 mil euros a outras coletividades não desportivas.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, começou por agradecer a presença e a pontualidade dos dirigentes das coletividades presentes, dando conhecimento que a Federação Portuguesa de Futebol tem em curso um regulamento de atribuição de apoios para obras. “Sei que a Associação de Futebol de Aveiro convocou os clubes e as coletividades do concelho para uma reunião, mas só uma associação é que esteve presente, daí que seja conveniente que todos os diretores se informem do que pode ser apoiado ou não, já que naquilo que possa ser apoiado por esta via e que a Câmara Municipal tenha conhecimento que as respetivas associações não se tenham candidatado, a autaquia reserva-se ao direito de não apoiar”, justificou.
Apoios. O autarca referiu que “pela primeira vez na história do poder local em Oliveira do Bairro, os subsídios a atribuir às associações para a formação desportiva foram aprovados em data que nos colocará em condições de efetuar esses pagamentos nos meses de janeiro, fevereiro e março, facto que certamente facilitará a gestão dessas coletividades, refletindo o nosso esforço em adequar a entrega dos subsídios à época desportiva e não ao ano civil, conforme era habitual”.

Aumento de subsídios. Mário João defendeu ainda que “é muito importante que as pessoas tenham conhecimento dos apoios que a Câmara Municipal dá às coletividades, já que nestes dez anos, que levo com as minhas equipas, no que diz respeito ao apoio às camadas jovens, nós mais do que quadruplicamos os apoios que existiam quando tomamos posse”.
“Não o fizemos pontualmente este ano, mas temos feito ao longo destes dez anos. Fomos subindo e nivelamos por cima”, explicou Mário João Oliveira, sublinhando que “os apoios foram aumentados num período de conjuntura difícil”. “É neste contexto, neste enquadramento, que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro tem feito esforços”, afirmou o edil, garantindo que “o grau de exigência que a Câmara Municipal implementou antes da atribuição dos subsídios vai ser mantido”.

Formação de qualidade. Acrescente-se que na reunião de Câmara, que antecedeu a entrega dos subsídios, o vereador António Mota, pessoa ligada ao movimento associativo, defendeu que “a entrega dos subsídios é uma matéria que tem que ser bem cuidada, porque estamos a verificar, nos dois últimos anos, um acréscimo significativo em termos da qualidade da formação”. “Não há dúvidas de que quem acompanha este processo e as galas de desporto, verifica que a nossa formação tem muita qualidade. É sinal que temos muitos títulos nacionais e distritais”, reforçou António Mota. “Acho que este município deve continuar a apoiar de forma decisiva a formação, por forma a que os campeões comecem a surgir nesta área da formação. Nunca nos vamos arrepender de não apostar nesta área e só vamos conseguir ser campeões se tivermos grandes atletas na formação.”

Subsídios às associações desportivas
OBSC, 18.201,36 euros; Atómicos Sport Clube, 5.081,53 euros; AD Oiã, 3.054,08 euros; DG Águas Boas, 9.157,39 euros; ADREP, 22.584,10 euros; Frei Gil Voleibol, 24.980,85 euros; AP Wing Chun, 0 euros; UD Silveiro, 1.064,25 euros; AD Vilaverdense, 354,75 euros; Adercus, 11.484,00 euros e APECOB, 2.896,05 euros.