Assinar


Bairrada // Mealhada  

Dia do Idoso celebrado com momento lúdicos e discussão de problemáticas

O Município da Mealhada assinala o Dia do Idoso, já no próximo sábado, dia 1 de outubro, com diversas iniciativas viradas para a população sénior, mas também para todos os que trabalham e convivem com os mais idosos.

O Dia do Idoso começa com a conferência “Afetos e sexualidade em idade sénior”, pelas 10h, na Biblioteca Municipal da Mealhada, com os oradores Marta Correia, da Associação de Planeamento Familiar, e Arlindo Vidal, do Hospital da Misericórdia da Mealhada, a falarem sobre problemas de relacionamento, tabus e necessidades sexuais nos seniores e sexo na idade sénior. A iniciativa é dirigida aos técnicos da área social e de saúde, aos cuidadores informais, aos familiares de utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e à comunidade em geral.

Pelas 12h30, realiza-se o almoço interinstitucional, na Quinta dos 3 Pinheiros, com cerca de 200 utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Município, seguido de uma mostra de dança pelos próprios utentes.

Em paralelo, durante o dia, decorre o programa dirigido à comunidade sénior do concelho. A partir das 9h30, há degustação de infusões no Centro de Interpretação Ambiental (CIA) e as atividades decorrem, depois, na Mata Nacional do Buçaco com um percurso lúdico-interpretativo, um piquenique e uma ação de voluntariado na Mata.

A noite segue o mote da tarde e será preenchida com um espetáculo de música e dança em que os protagonistas serão também alguns utentes. O espetáculo, de entradas gratuitas, conta também com a atuação de diversos grupos e intérpretes, como a fadista Ana Leão.

O Dia do Idoso, organizado pelo Setor de Ação Social da Autarquia, no âmbito da Rede Social da Mealhada e com a colaboração das IPSS concelhias, procura proporcionar momentos diferentes e determinantes para autoestima e qualidade de vida da população sénior, bem como discutir e abrir novas perspetivas para as problemáticas do seu quotidiano, vivenciadas pelos próprios, pelos cuidadores, pelos familiares e pelos técnicos das IPSS.

 

Programa

10h – Biblioteca Municipal da Mealhada

Conferência “Afetos e sexualidade em idade sénior”

– “O segredo dos Deuses: problemas de relacionamento e tabus e necessidades sexuais dos seniores” – Drª Marta Correia (Associação de Planeamento Familiar)

– “Afetos e Carinhos: Disfunções sexuais e sexo na idade sénior”- Dr Arlindo Vidal (Hospital da Misericórdia da Mealhada)

– Testemunho de um familiar

Público-alvo: técnicos da Área Social e Saúde, cuidadores informais, familiares de utentes de IPSS e comunidade em geral

A participação na conferência é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e deve ser feita através do número 231 281 204 ou para o e-mail isabel@cm-mealhada.pt.

 

9h30-11h |Degustar infusões l Centro de Interpretação Ambiental

10h-12h30 l Percurso lúdico-interpretativo l Mata nacional do Buçaco

12h30-14h |Piquenique l Portas de Coimbra)

14h-16h |Ação Voluntariado l Mata Nacional do Buçaco

 

12h30| Almoço interinstitucional | Mostra de Dança l Quinta dos 3 Pinheiros

Público-alvo: Utentes da área da 3º idade das IPSS concelhias

21h | Espetáculo de Música e Dança l Cineteatro Municipal Messias, com:

Universidade Sénior CADES, Coral Magister, Hattrium – From Sound Soul, Universidade Sénior CADES – Zumba, Associação CADES – Fados de Coimbra, Dança – pares das IPSS e Ana Leão – Fadista