Assinar


Bairrada // Mealhada  

Pampilhosa: Professor Manuel Augusto Rodrigues faleceu aos 80 anos

senhor

O Professor Manuel Augusto Rodrigues, há muitos anos residente na Pampilhosa, faleceu esta noite, aos 80 anos. O corpo do antigo professor da Universidade de Coimbra foi levado durante o dia de hoje para a Capela da Universidade. O funeral vai realizar-se em Penela, de onde era natural. Manuel Augusto Rodrigues era professor catedrático jubilado e foi pró-reitor das comemorações dos 700 anos da Universidade de Coimbra. Foi colaborador do Jornal da Mealhada, bem como a esposa, Alice Godinho (ainda é).

Manuel Augusto Rodrigues era formado em Teologia e Ciências Bíblicas e Línguas Semíticas.

Em 1963, foi convidado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra como professor extraordinário além do quadro para reger a cadeira de História do Cristianismo. Doutorou-se em 1975 em História da Cultura Medieval e Moderna. Prestou provas para professor extraordinário em 1978 e para professor catedrático em 1980.

Teve a seu cargo diversas disciplinas como História da Cultura Moderna, Antiguidade Oriental, História da Península Hispânica, História da Universidade de Coimbra, História das Religiões e Línguas e Culturas Árabe e Hebraica. Dirigiu várias teses de mestrado e de doutoramento. Entre os cargos exercidos contam-se o de Pró-Reitor para as comemorações dos 700 anos da Universidade de Coimbra (1990-1994) e o de Diretor do Arquivo desta Universidade (1980-2003).

Era membro de várias academias e instituições portuguesas e estrangeiras.

Manuel Augusto Rodrigues era irmão de Manuela Rodrigues, que foi membro da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Penela (pós-25 de Abril de 1974).