Assinar
Águeda // Bairrada  

Visita ao Centro Educativo da Trofa

Vai ter lugar na próxima sexta-feira, 2 de junho, a partir das 15h, a visita às instalações do Centro Educativo da Trofa, um moderno edifício escolar preparado com as condições mais modernas para receber gerações mais novas.

Após o descerramento da placa, que assinala a entrega formal do equipamento à comunidade, será feita uma visita às instalações, com contacto com o diretor do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, corpo docente, pessoal não docente e aluno, com o objetivo de conhecer o projeto educativo e os principais projetos desenvolvidos.

Os alunos irão promover um momento cultural, evidenciando as aprendizagens realizadas.

Para a cerimónia foi convidada toda a comunidade educativa – autarcas, encarregados de educação, parceiros, pessoal docente e não docente, entre outros.

O valor do investimento nesta moderna infraestrutura escolar teve o valor superior a 1,5 milhões de euros (valor sem IVA), que obteve comparticipação de Fundos Comunitários.

 

O Centro Educativo da Trofa

O novo recinto escolar em construção situa-se no local da antiga escola EB1 da Trofa, que era um equipamento escolar datado do início dos anos 80 do séc. XX, o qual, para além de apresentar desgaste e degradação estrutural, não possuía qualquer sistema de isolamento térmico e de isolamento acústico, dispondo, inclusive, de uma cobertura com amianto incorporado. Assim, optou-se por proceder à substituição daquela escola, com a construção de um novo edifício energeticamente mais sustentável, para o que foi necessária a aquisição de alguns terrenos adjacentes.

Trata-se de uma construção de raiz, destinada a integrar dois níveis de ensino: pré-escolar e EB.1 e foi projetada tendo em conta o seguinte número de utentes: Jardim-de-infância: 75 crianças (3 salas de atividades); 1.º Ciclo do Ensino Básico: 240 crianças (10 salas de aula), conforme previsto na Carta Educativa.

Todas as salas de aula e salas de atividades ficam orientadas a sul. Todas as salas de aula dispõem de espaço complementar para artes plásticas e outros trabalhos manuais, equipado com bancada, ponto de água e armário de arrumação.

O edifício subdivide-se em 4 zonas principais, com a seguinte compartimentação:

Zona A

Piso térreo: 3 salas de atividades com vestiário anexo, 1 sala polivalente para o Jardim-de-infância, 1 sala de trabalho para educadores/arrumo de material didático, recreio coberto (J.I).

Zona B

Piso térreo: 5 salas de aula com o respetivo espaço para artes plásticas, 1 arrumo de material exterior.

Andar: 5 salas de aula com o respetivo espaço para artes plásticas, 1 arrumo de material didático.

Zona C

Piso térreo: 1 biblioteca, 1 sala multiusos/polivalente de apoio à biblioteca, 1 sala de professores, 1 sala de trabalho para professores, 1 sala de atendimento, 1 compartimento para o bastidor, 1 arrumo de material didático e audiovisual, área técnica.

Zona D

Piso térreo: 1 sala polivalente para EB.1, 1 refeitório, 2 copas, 1 despensa, 1 compartimento para lixos, 2 vestiários/sanitários para pessoal auxiliar, 1 arrecadação geral, 1 átrio/convívio de acesso ao refeitório, recreio coberto (EB1).

Exterior: O espaço exterior está dotado de um parque infantil, um campo de jogos polidesportivo, uma horta pedagógica, assim como diversas áreas ajardinadas e pavimentadas.