Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Jovens Cientistas de Oliveira do Bairro em destaque no Concurso Europeu de Ciência

Foram seis os jovens que com dois projetos representaram, este ano, Portugal no mais prestigiado Concurso Europeu de Jovens Cientistas, que termina esta terça-feira em Tallinn, na Estónia. Para Portugal vieram dois Prémios: o Prémio Governamental Cidade de Tallinn, atribuído pela cidade anfitriã ao projeto EasyPark, de jovens cientistas da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, e um Prémio de Participação na Intel ISEF 2018, atribuído ao projeto “ShealS – Sea Heals Soil”.

Promovido pela Comissão Europeia, o concurso contou com a participação de cerca de 200 jovens cientistas que, oriundos de 38 países levaram a concurso projetos das mais variadas áreas da ciência como seja Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Ciências da Computação ou Psicologia. A representar Portugal estiveram duas equipas de jovens Portugueses que foram apurados a partir da 11ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Com o projeto EasyPark os jovens estudantes da Escola Secundária de Oliveira do Bairro ganharam o Prémio Governamental atribuído pela Cidade de Tallinn, no valor de 1000 euros. Este é um prémio que é atribuído a projetos que revelem ter um elevado potencial de aplicação no desenvolvimento urbano ou que vão ao encontro daquelas que são as mais recentes tendências de smartcities.

Beatriz Bastião, Luís Pinto e Olavo Saraiva foram os autores do projeto de engenharia que teve como principal foco a redução de desigualdades sociais. Segundo os autores “trata-se de uma iniciativa inovadora que irá melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência física e aumentar a sua independência. Na prática a ideia é instalar em cada local de estacionamento prioritário um pilarete automático, a ser ativado a partir da leitura de matrícula para impedir que as pessoas estacionem ilegalmente. O dispositivo manterá os lugares de estacionamento prioritários livres para aqueles que realmente precisam”.