Assinar


Região // Sociedade  

Depressão Hortense traz vento, chuva e mar agitado até sexta-feira

Efeitos da depressão colocam Coimbra em aviso laranja e Aveiro em amarelo.

O nosso país vai ser afetado hoje e amanhã, sexta-feira, por chuva e vento forte e agitação marítima devido à passagem de sistemas frontais associados à depressão Hortense, dá conta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os efeitos desta depressão serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento, chuva e agitação marítima forte, diz o IPMA, em comunicado, apontando que hoje e amanhã os sistemas frontais associados à depressão Hortense, e outra de menor intensidade, provocarão chuva forte , em especial no litoral Norte e Centro.

O vento terá rajadas que poderão atingir os 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral a norte do Cabo Raso e 120 km/h nas terras altas.

Na agitação marítima, a partir da madrugada de sexta-feira, as ondas serão de noroeste de 5 a 6 metros, podendo atingir 10 a 12 metros de altura máxima. A previsão aponta para uma diminuição para ondas com 4 a 5 metros no final do dia de sexta-feira.

O IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco sob aviso laranja entre as 21h de quinta-feira e as 06h de sexta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Viseu e Aveiro sob aviso amarelo entre as 09h de quinta-feira e as 03h de sexta-feira devido à previsão de períodos de chuva passando a aguaceiros, por vezes fortes acompanhados de trovoada.