Assinar


Economia // Negócios & Empresas  

Gresart investe 2.2 milhões de euros em central fotovoltaica

Para além da aposta em energia limpa, este projeto tem outra vantagem, a substituição da cobertura do edifício, com remoção total do amianto existente.

A Gresart instalou na sua cobertura uma central fotovoltaica em regime de autoconsumo com uma potência de 1.886 kWp, um investimento na ordem dos 2.2 milhões de euros. Esta unidade irá produzir anualmente 2.765 MWh de energia limpa e renovável, evitando a emissão anual de 1.244 toneladas de gases com efeito de estufa (o equivalente à plantação anual de 31.900 árvores).

Este projeto, concretizado pela empresa Helexia, tem a dupla vantagem da substituição da cobertura do edifício, com remoção total do amianto existente, eliminando um fator de risco, substituído pela produção de energia limpa.

A Gresart quer continuar a ser reconhecida como uma indústria de pavimentos e revestimentos cerâmicos sustentável, baseada na utilização de tecnologia de ponta e orientada para um mercado globalizado.

A empresa, sediada em Oliveira do Bairro, afirma-se como produtor europeu de referência em termos de design e competitividade, valorizando a excelência na gestão dos recursos, na procura contínua da qualidade, nas soluções apresentadas ao cliente e flexibilidade na abordagem às necessidades do mercado.

A sua responsabilidade social e ambiental promove a qualidade de vida dos colaboradores e população em geral, com respeito pelo meio ambiente.

Cerca de 30% da produção da Gresart é para exportação. Os principais mercados são Alemanha, França, Bélgica, Inglaterra, Países Baixos, Espanha, Irlanda, Suécia, Canada e Estados Unidos da América.