Assinar


Bairrada // Sociedade // Vagos  

Vagos tem novos pontos de carregamento de veículos elétricos

Com o ponto de carregamento semi-rápido da praia da Vagueira, em funcionamento desde julho do ano passado, o concelho de Vagos totaliza três destes equipamentos.

Foram instalados um Ponto de Carregamento de Veículos Elétricos (PCVE) do tipo rápido na vila de Vagos, e um PCVE do tipo semi-rápido em Ponte de Vagos, este a entrar brevemente em funcionamento.

Com o PCVE semi-rápido da praia da Vagueira, que já se encontra em funcionamento desde julho de 2020, o concelho de Vagos totaliza assim três destes equipamentos, os quais são geridos por dois Operadores de Ponto de Carregamento (OPC) distintos, parceiros do Município de Vagos: o PCVE da praia da Vagueira é operado pela EDP Comercial; os PCVE da Vila de Vagos e de Ponte de Vagos são operados pela POWERDOT.

O Município de Vagos consolida, desta forma, a sua estratégia ambiental, através da redução dos níveis de emissão de gases com efeito de estufa, bem como na prossecução de medidas relativas à criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos.

O PCVE do tipo rápido permite uma potência de carregamento de 50kW, ou seja, com apenas 30 minutos de carga da bateria, obtém-se uma autonomia de viagem de aproximadamente 145 km. Esta tipologia de PCVE permite ainda o carregamento simultâneo em DC e AC, à potência máxima em ambas (50 kW DC e 43 kW AC), ou seja, podem estar a carregar em simultâneo dois veículos elétricos, possuindo 3 tomadas de carregamento distintas Multi-Standard (CHAdeMO, CCS e AC Tipo-2), viabilizando assim cobrir a maior variedade de veículos elétricos que circulam.

Possui ainda comunicações integradas, o que permite a sua utilização através de aplicação num smartphone.

Para se utilizar o PCVE, o utilizador tem de ter um cartão de acesso, fornecido por qualquer uma das empresas Comercializadores de Energia de Mobilidade Elétrica (CEME). Esse cartão permitirá o acesso a todos os postos de carregamento de acesso público da Rede MOBI.E.