Assinar
Região // Sociedade  

Aviso amarelo na sexta e sábado devido ao tempo quente

Temperatura vai subir, gradualmente, para valores acima da média em todo o país.

Apesar do calor esperado no fim de semana em todo o país, a nossa região está fora da lista dos distritos que vão estar esta sexta-feira e sábado sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

Beja, Castelo Branco, Évora, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal vão estar sob aviso amarelo entre as 12h de amanhã, sexta-feira, e as 15h de sábado devido aos valores elevados da temperatura máxima.

De acordo com o IPMA, já a partir de hoje, quinta-feira, prevê-se a “intensificação de um anticiclone a oeste do território do continente, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e a formação de um vale desde o norte de África atéao interior da Península Ibérica”. Situação que origina o transporte de uma massa de ar tropical seco, proveniente do interior da Penísula Ibérica.

Por isso, a partir desta quinta-feira e até sábado prevê-se uma subida gradual dos valores da temperatura, em especial da máxima.

Os valores da temperatura, que têm estado abaixo da média para a época do ano, vão agora subir gradualmente para valores acima da média em todo o território, prevê o IPMA.

No sábado, os valores da temperatura máxima deverão variar aproximadamente entre 33 e 38 graus Celsius, com exceção da faixa costeira ocidental, onde deverão ser inferiores e variar entre os 24 e 30 graus, e em alguns locais do interior do Alentejo e vale do Tejo, onde se poderão atingir valores da ordem de 40 graus.