Assinar


Ílhavo // Região // Sociedade  

Passadiço entre a Barra e a Costa Nova abre este sábado

Os passadiços são sobreelevados, evitando o impacto sobre o sistema dunar.

Já é possível fazer o percurso entre as praias da Barra e Costa Nova nos passadiços sobreelevados, evitando o impacto sobre o sistema dunar. As obras de Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar, numa extensão de 1.236 metros, permitiram ainda a colocação de paliçadas e a plantação de espécies autóctones, que contribuem para a fixação das areias na duna.

A abertura ao público da ligação do passadiço entre a Praia da Barra e a Praia da Costa Nova foi validada, a partir de amanhã, dia 10 de julho, após uma visita técnica, realizada pelo presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, e o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.

Esta obra de recuperação e estabilização do cordão dunar tem como objetivo a proteção do litoral e das suas populações, especialmente face aos riscos da erosão costeira, sendo a intervenção relevante para a prossecução das políticas consagradas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas.

A Câmara Municipal de Ílhavo realça a importância destas medidas preventivas que minimizam eventuais impactos ambientais, recordando, ainda, que o Município de Ílhavo é um dos pioneiros na aprovação de um Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Esta intervenção representou um investimento de cerca de 400 mil euros, financiado a 75% pelo Fundo Comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), incluída na candidatura aprovada ao POSEUR: “Ações de Proteção do Litoral na Região Centro – Cortegaça / Vieira de Leiria”. Os restantes 25% foram repartidos, de igual forma, pela APAmbiente e pela Câmara Municipal.