Assinar
Cantanhede // Sociedade  

Bordalo II deixa marca na Praia da Tocha

Um molusco já extinto, numa peça na parede lateral do Centro de Arte Xávega, deixa mensagem à humanidade com o cunho do jovem artista.

A parede lateral do Centro de Interpretação de Arte-Xávega (CIAX), na praia da Tocha, tem agora um novo habitante.

Trata-se de uma obra da autoria do conhecido Bordalo II, uma peça que representa uma belemnite de uma das séries do artista, Big TrashAnimals.

É um molusco já extinto, que o artista e o projeto aproveitaram para fazer uma chamada de atenção à alteração urgente de comportamento, para que não se continuem a extinguir espécies.

Esta obra de arte faz parte do projeto de cultura em rede “O Mar que nos Une” e pode ser vista, in-loco, na Praia da Tocha.

Artur Bordalo, mais conhecido pela alcunha artística Bordalo II ou Bordalo Segundo, nascido em Lisboa em 1987, é um “grafiter” e artista plástico português. É neto do também pintor Artur Real Chaves Bordalo, conhecido como Real Bordalo. A sua arte baseia-se na utilização de resíduos urbanos, guiado pelo lema «o lixo de um pode ser o tesouro de outro». Tomando como ponto de partida o graffiti, empregando pintura em spray, usa objectos abandonados, desperdícios e refugos procedentes de obras, ruínas de edifícios, carros e fábricas, entre outros, misturando-as para criar um novo objecto artístico. Pretende deste modo denunciar uma sociedade «extremamente consumista, materialista e avarenta» e promover a «sustentabilidade, consciência ecológica e social». Como consequência, os seu graffitis são tridimensionais, ultrapassando em muitas ocasiões os limites do plano, convertendo-se em baixo-relevos e alto-relevos.