Assinar


Cantanhede // Cultura  

Técnico Pedro Ferrão realiza visita guiada ao Museu da Pedra

A visita será orientada por Pedro Ferrão, técnico do Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra), à exposição “Coimbra / Cantanhede – Relações esculpidas em Pedra”.

Terá lugar hoje, dia 29 de setembro, às 21h, uma visita guiada ao Museu da Pedra, em Cantanhede, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2021.

A visita guiada será orientada por Pedro Ferrão, técnico do Museu Nacional Machado de Castro, à exposição Coimbra / Cantanhede – Relações esculpidas em Pedra, que se encontra patente no Museu da Pedra, numa ação que tem como principal objetivo reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve.

Esta é também uma oportunidade de revisitar o equipamento cultural, após as recentes obras de requalificação realizadas ao longo do último ano, com a realização de uma viagem por esta exposição que percorre um trajeto de 600 anos, desde a austera arte românica dos inícios da nacionalidade, passando pelas formas verticais e angulosas do gótico, desabrochando na harmoniosa estética renascentista e terminando nas rebuscadas e movimentadas curvas barrocas.

É uma visita que demonstra a importância da famosa Pedra d’Ançã, que durante séculos constituiu um importante fator de desenvolvimento económico do concelho, e permitiu o incremento da atividade escultórica que tornou a região e a cidade de Coimbra no principal centro de produção nacional de escultura em pedra.

A visita é livre, bastando para o efeito efetuar a inscrição através do email museudapedra@cm-cantanhede.pt ou do contacto telefónico n.º 231 423730 (Museu da Pedra).