Assinar
Cantanhede // Economia // Negócios & Empresas  

PME Líder: Ventiplast aposta na produção de trabalhos por medida

A Ventiplast está a completar 20 anos e está vocacionada para as indústria química e alimentar, entre outras, produzindo peças, sistemas e equipamentos por medida, sob desenho ou amostra.

Localizada na Zona Industrial de Cantanhede, a Ventiplast dedica-se à produção e transformação de elementos em matérias plásticas por medida, atuando em vários setores de atividade, desde as indústrias química à alimentar.

“Trabalhamos essencialmente em equipamentos para proteção ambiental”, quer em efluentes líquidos ou gasosos, refere José Marques, gerente da empresa.

Assim, ventilação (ambientes corrosivos) e galvanoplastia, tratamento de água (físico-químicos), maquinação CNC, obras de engenharia, termoformagem e decoração/publicidade são as principais áreas onde a Ventiplast está focada, uma vez que executa peças, sistemas e equipamentos por medida, sob desenho ou amostra.

Duas das áreas em que a empresa se destaca e que lhe têm permitido conquistar o mercado nacional e internacional estão precisamente ligadas ao tratamento de águas e à ventilação. Falamos da produção de ETAR’s compactas, feitas por medida, que exporta de forma indireta, através de um cliente que está presente em mais de 40 países. “Por isso, temos ETAR’s em Espanha, França, Irão, Índia, Kuwait, Perú, Chile, Equador, Guatemala, África do Sul, Eslovénia”, diz, reconhecendo que é cada vez maior a preocupação ambiental das empresas “seja de tratamento de águas como de ar”, ainda que muito por fruto da fiscalização das entidades competentes.

Leia esta e outras reportagens no caderno especial PME Líder 2021