“E aí vão quatro!”, quase se poderia proferir, mas só por volta das 17h15 (final do concerto no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro) do próximo domingo, dia 11 de maio.
O projeto em “marcha”, que tem vindo a dar a conhecer, desde o início do ano, o trabalho de diferentes compositores portugueses mais jovens cujas criações se destinam à interpretação por parte da OPGB – Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, intitula-se por “Nova Música – temporada de 5 novas obras em 5 concertos.
Deste modo, a proposta “FIOS” que se traduz na obra composta por Hugo Vasco Reis para a temporada “Nova Música” é o resultado da encomenda da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, que se irá apresentar reforçada no concerto do próximo domingo, às 16h, no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, com um quarteto de madeiras, percussão, acordeão e contrabaixo.
O título da referida criação, “FIOS”, que será apresentada em estreia mundial, inspira-se nos fios utilizados no artesanato de teares. Refere-se também à memória sonora que estes artefactos testemunham: afinal produziram sons e ruídos, e, tal como defende o compositor: “Agora, devido à mecanização, são fragmentos de silêncio e memória em extensão.”
O coletivo de músicos em palco será dirigido pelo maestro convidado Augusto Pacheco, também ele possuidor de um vasto curriculum, nomeadamente enquanto instrumentista: intérprete da denominada guitarra clássica e músico multi-premiado internacionalmente.
O bilhete para o concerto de dia 11 de maio, tem o custo simbólico de 3 euros.