Agência Lusa
O Rali de Portugal começa esta quinta-feira e vai passar por Águeda no dia seguinte. O rali deste ano está dividido em três etapas e vai contar com 24 provas especiais de classificação, mais duas do que em 2024, num total de 344,5km cronometrados.
O rali inicia com o Shakedown (troço onde os pilotos fazem as últimas afinações) no circuito de Baltar, durante a manhã de quinta-feira, dia 15. A cerimónia de partida realiza-se em Coimbra, e a parte competitiva começa com uma Superespecial (a única percorrida em pisos de asfalto), no centro da Figueira da Foz, ao final da tarde.
Na sexta-feira, os pilotos vão disputar 10 classificativas, num total de 146,5km. Vai ser o dia mais longo do rali, com uma dupla passagem por Lousã, Góis e Arganil, a que se junta Mortágua. Ainda nesse dia, há a estreia do troço Águeda/Sever do Vouga (às 18h35; 15,08km) e o regresso de Sever do Vouga/Albergaria-a-Velha, que tinha sido utilizado nos anos 90.
A competição para os pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis termina no final deste dia.
A segunda etapa disputa-se no sábado, tem sete especiais e 122,7km cronometrados. Nota para o regresso de Vieira do Minho, a dupla passagem por Cabeceiras de Basto (que no ano passado se fez no domingo) e Amarante (este ano mais curta), terminando com a superespecial de Lousada.
O rali termina no domingo, com a dupla passagem pelas classificativas de Paredes, Felgueiras (no ano passado disputou-se no sábado) e Fafe, num total de 72,1km. A Power Stage, que atribui pontos extra aos cinco pilotos mais rápidos, está reservada à segunda passagem por Fafe.
A lista de inscritos deste ano é a maior e melhor da época do WRC, com 95 equipas, incluindo 12 carros da categoria Rally1 e 56 da Rally2.
A Toyota, atual campeã mundial, alinha com quatro GR Yaris Rally1 com as cores oficiais, pilotados por Elfyn Evans, Sébastien Ogier, Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta. Além disso, o jovem Sami Pajari, campeão do WRC2 em 2024, também estará em ação, com um GR Yaris Rally1 da equipa Toyota Gazoo Racing WRT2.
A Hyundai Motorsport alinha com três i20 N Rally1 destinados ao campeão do mundo em título, Thierry Neuville, Ott Tänak e Adrien Fourmaux.
Já a equipa M-Sport Ford apresenta, além dos habituais Grégoire Munster e Josh McErlean, o letão Martinš Sesks e o português Diogo Salvi, que se estreia ao volante de um carro da principal categoria do WRC.
É a primeira vez, desde 2012, que um piloto português compete com um Rally1.
Na segunda categoria, a WRC2, marcam presença 56 pilotos, incluindo Oliver Solberg (Toyota GR Yaris), Gus Greensmith (Skoda Fabia RS), Kajetan Kajetanowicz (Toyota GR Yaris), Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS), Jan Solans (Toyota GR Yaris) e os irmãos Yohan e Léo Rossel (Citroën C3).