Assine já


Bairrada // Região // Vinhos  

Em dia de festa, Caves São João apresentam seis novidades vínicas

O pátio exterior das Caves fundadas em 1920 foi o cenário escolhido para a recriação de um arraial popular em jeito de festa de São João, o padroeiro da empresa produtora de vinhos, espumantes e aguardentes.

Foi em ambiente de festa que as Caves São João celebraram, no passado dia 23 de junho, o seu 105.º aniversário, na presença de mais de uma centena de pessoas, entre distribuidores, garrafeiras, restauração e clientes.

O pátio exterior das Caves fundadas em 1920 foi o cenário escolhido para a recriação de um arraial popular em jeito de festa de São João, o padroeiro da empresa produtora de vinhos, espumantes e aguardentes. Como usual, a celebração fez-se de estreias e, nada mais, nada menos, que seis novos vinhos que relançam, agora com nova rotulagem, os espumantes São João e uma nova gama de vinhos tranquilos.

Os espumantes São João dividem-se em três categorias: um espumante Colheita 2022, elaborado a partir das castas Bical, Chardonnay, Maria Gomes e Arinto, com estágio de 12 meses, revelando um perfil fresco e apetecível, um espumante rosé, de Baga e Touriga Nacional, agora com posicionamento Reserva, da colheita de 2023, igualmente com 12 meses de estágio sobre borras finas, notoriamente efusivo e frutado, seguindo as mais recentes tendências de mercado, que cada vez mais procura efervescentes rosados, o que motivou um crescimento assinalável da sua produção nas Caves São João, e, por último, um espumante Reserva Bruto 2020, com cerca de 40 meses de estágio em cave, elaborado com as castas Bical, Maria Gomes, Chardonnay e Arinto, que traz a esta gama uma maior complexidade e exigência.

Totalmente nova é a gama de vinhos tranquilos São João, nas versões tinto, branco e rosé, onde uma imagem festiva e alegre, busca com jovialidade ir ao encontro de um novo público e novos consumidores, apreciadores de vinhos mais fáceis, mas que respeitam o sentido de terroir.

Espumante em alta

Na ocasião, Célia Alves, gerente das Caves São João, enalteceu “o papel que estas novas referências irão ter nas dinâmicas futuras da empresa.

A gama de espumantes surge de necessidades de mercado, que, atualmente, cresce substancialmente, alargando o espetro de consumidores, o que obriga a um incremento da produção, de modo a poder satisfazer a procura, possibilitando também à marca estar em canais de retalho de mais fácil acesso.

O espumante rosé é um caso de sucesso notório, levando as caves a aumentar substancialmente a sua produção nos últimos anos, sendo estratégia comercial ter os mesmos níveis de crescimento nos vinhos tranquilos.

Em noite de sardinhada, houve ainda lugar ao lançamento da 2.ª edição da mais recente colheita, a de 2023, do tinto “Baga Novo”, uma abordagem de maior leveza, frescor e reduzido teor alcoólico, num vinho que ostenta o espírito Natcool, destinada a vinhos com menor extração e reduzida intervenção.