Águeda tem, a partir de agora, um FootPark, um campo de futebol de acesso livre e gratuito, onde a população pode, a qualquer hora, jogar e conviver. Localizado no espaço da antiga P3, este é um projeto desenvolvido pela Missão Continente e pela Fundação do Futebol – Liga Portugal (o quinto do género disponibilizado em Portugal), com o apoio da Câmara Municipal de Águeda e da União de Freguesias de Águeda e Borralha, e que tem promovido a construção de campos de futebol abertos às comunidades em todo o país.
“Este é um momento muito feliz, porque qualificámos um espaço que é muito utilizado por muitas pessoas, sobretudo crianças, para praticar desporto mesmo no centro da cidade”, disse Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que o FootPark “está no sítio certo” e vai ser “profusamente utilizado”.
A população, principalmente os jovens, começaram, “de forma completamente espontânea mas muito intensa, a utilizar este espaço”, uma escolha natural que torna a qualificação e disponibilização deste campo de futebol uma decisão “feliz” e comprova o que “conseguimos fazer quando se juntam várias vontades”.
Este é um projeto que promove, através da reabilitação de espaços abertos à comunidade, o acesso gratuito ao desporto e à prática de exercício físico.
Edson Santos, vice-presidente da CM Águeda e responsável pelo pelouro do Desporto, salienta que este projeto está alinhado com a estratégia municipal da promoção do desporto para todos e integra um conjunto amplo de outros investimentos que o Município tem realizado, “ao longo dos anos nas várias freguesias, de formação e promoção do desporto e de uma vida ativa”.
Na quarta-feira, no momento inaugural do FootPark de Águeda, que foi apadrinhado pelo ex-jogador João Tomás, foi lançando o repto para um arranjo do espaço contíguo a este campo de futebol, aumentando as condições e atração destes equipamentos desportivos.
Para Nuno Cardoso, presidente da União de Freguesias de Águeda e Borralha, “ter no centro da cidade um espaço desta natureza foi uma aposta muito bem conseguida”.
O projeto FootPark da Missão Continente é uma iniciativa contínua, que já contabiliza cinco parques inaugurados – Matosinhos, Lousã, Mangualde, Vila do Conde e agora Águeda. Gabriel Silva, diretor da loja Continente Modelo de Águeda, em representação da Missão Continente, reforçou o envolvimento da empresa em projetos de cariz social e salientou que este, que simboliza a democratização do acesso ao desporto, proporciona “experiências únicas” e “é uma forma de promover e celebrar, através do futebol, a igualdade de género, a tolerância, o respeito, a resiliência, a importância do fairplay e a união”.
Já Susana Curto, diretora executiva da Liga Portugal, acredita que este projeto atinge o seu objetivo de estar próximo das pessoas e de incutir valores sociais inclusivos. Presente esteve também José Neves Coelho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro, que frisou que equipamentos desta natureza são uma ferramenta útil de proximidade com os jovens, “ideal para a prática desportiva”.