Assinar
Águeda // Anadia // Aveiro // Bairrada // Cantanhede // Mealhada // Oliveira do Bairro // Região // Vagos  

Jornal da Bairrada é o semanário regional mais lido no distrito

O Jornal da Bairrada é o semanário regional mais lido no distrito de Aveiro, com quase 30.000 leitores por edição e 5% de audiência média, segundo o mais recente estudo Bareme Imprensa Regional 2010.
Se bem que o Jornal da Bairrada mantenha a liderança efectiva da audiência desde o estudo de 2003 (com a excepção de 2004) mantendo um valor médio que ronda 5%, estes resultados não deixam de ser notáveis, já que o nosso jornal bate, em termos de audiência, jornais do norte do distrito de Aveiro implantados em zonas com muito mais população.
De realçar que o sul do distrito volta a ganhar algum destaque com os seus dois jornais bandeira, Jornal da Bairrada e Soberania do Povo, a reocuparem os lugares cimeiros da tabela dos jornais regionais semanários mais lidos.
Por isso, a perfomance do JB ganha ainda mais relevo, dada a importância populacional do norte do nosso distrito e pela incursão com quase 1% no distrito de Coimbra e 0,5% em Leiria. Se considerarmos apenas a região da Bairrada, a audiência do Jornal da Bairrada ronda os 40%, ultrapassando claramente os jornais diários de implantação nacional. Já nos diários de âmbito regional, o Diário de Aveiro mantém a liderança deste segmento de mercado. Os mapas mostram a distribuição dos outros títulos regionais.

O estudo Bareme imprensa regional

A edição de 2010 do Bareme Imprensa Regional resulta de uma parceria entre a Marktest e a empresa MeioRegional.
O principal objectivo deste projecto é obter resultados de audiência de títulos regionais/locais comparáveis aos títulos já estudados anteriormente pelo Bareme-Imprensa, bem como conhecer o comportamento dos leitores deste tipo de publicações.
O Bareme-Imprensa Regional estuda o universo constituído pelos indivíduos com 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental, pelo método da entrevista telefónica.