Assinar


Aveiro // Região  

Moradores do Alboi contestam passagem de estrada

Os moradores do Alboi, em Aveiro, estão contra a passagem de uma via de circulação automóvel pelo meio do bairro, uma obra que está integrada no projecto do Parque da Sustentabilidade (PdS).

“As pessoas são todas contra a passagem da estrada pelo meio do jardim que está localizado na zona central do bairro”, disse hoje à Lusa João Peixinha, um dos moradores que esteve presente numa reunião realizada quinta feira à noite e que reuniu cerca de 50 pessoas.

João Peixinha sustenta que a via em causa “vai tirar a beleza toda àquele bairro” e adianta que os moradores estão também descontentes com a criação das esplanadas.

“Pelo que já estamos a ver, estão a montar as esplanadas em cima dos passeios e as pessoas já têm de vir para a rua para passar”, referiu.

O projecto do Parque da Sustentabilidade tem vindo a merecer críticas por parte de alguns cidadãos e dos partidos da oposição na Assembleia Municipal de Aveiro, nomeadamente quanto às obras previstas no bairro do Alboi e à construção de uma ponte pedonal sobre o canal central da ria de Aveiro.

Recentemente, o movimento cívico “Amigos d’Avenida” entregou uma petição ao presidente da Câmara de Aveiro a solicitar uma discussão pública sobre os projectos.

Desenvolvido pela autarquia, em conjunto com a Universidade de Aveiro e parceiros privados, o protejo pretende requalificar uma área do centro da cidade, representando um investimento de 14 milhões de euros.

As áreas a requalificar são o bairro do Alboi, baixa de Santo António, Parques D. Pedro e Mário Duarte e rua das Pombas, abrangendo uma área de quase 29 hectares, num total de 17 projectos que serão desenvolvido até 2012.