Assinar


Aveiro // Região  

Conselho das Escolas: Repetição das eleições em Aveiro

As eleições para o Conselho das Escolas vão ser repetidas no círculo de Aveiro no dia 30, devido a um empate entre duas das três listas concorrentes, atrasando assim a designação do novo presidente.

De acordo com informação divulgada no site do Ministério da Educação, o empate registado impediu a atribuição do último mandato naquele distrito, tendo a ministra Isabel Alçada designado o dia 30 de Julho para a repetição do escrutínio em Aveiro.

O Conselho das Escolas é um órgão consultivo do Ministério da Educação, composto por 60 directores de escolas ou agrupamentos de escolas, eleitos por sufrágio directo.

O número de mandatos por círculo eleitoral tem em conta o número de alunos e de escolas ou agrupamentos dos respectivos distritos administrativos.

Os 60 membros eleitos, para um mandato de três anos, escolhem depois, entre si, o novo presidente do Conselho das Escolas.

As eleições decorreram na quinta feira.

No último mandato, este órgão foi liderado pelo director da Escola Secundária Joaquim Gomes Ferreira Alves (Porto), Álvaro Almeida dos Santos.

Recentemente, este órgão pediu a suspensão da agregação de unidades de gestão (agrupamentos e escolas não agrupadas), alegando que por lei deveria ter sido previamente ouvido.

O Governo anunciou no início de Junho um processo de reordenamento da rede escolar, nomeadamente o encerramento das escolas do primeiro ciclo com menos de 21 alunos e a fusão de unidades orgânicas.