Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

Voluntários vigiam florestas do município de Oliv. do Bairro

O município de Oliveira do Bairro candidatou-se a seis quinzenas do programa Voluntariado Jovem para as Florestas, promovido pelo IPJ e pela Autoridade Florestal Nacional, mas viu aprovadas apenas três, de quatro voluntários cada. A iniciativa, que visa a preservação da natureza e da floresta, e redução do flagelo dos incêndios, através de acções de prevenção, arrancou na última quinzena de Julho e decorre até final deste mês. Na primeira quinzena os jovens estiveram em acção nas freguesias de Oliveira do Bairro e Troviscal. Este mês, fazem vigilância nas freguesias da Palhaça, Oiã e Troviscal.
Sónia Costa e Ricardo Neves, que já participaram neste programa em 2008, confirmam que foi uma experiência enriquecedora: “Ficámos a conhecer o concelho de outra forma.” “Na altura, identificámos imensas lixeiras, este ano temos visto muito menos lixo em locais indevidos, o que nos satisfaz, pois os nossos registos podem ter ajudado na limpeza”. Marlene Costa e Daiana Fazendeiro ressaltam que “aprendemos imenso, começando logo por saber manusear bem mapas. Claro que é cansativo e desgastante, mas é simultaneamente muito divertido.”
Neste programa, os jovens vigiam áreas florestais, fazem a detecção de colunas de fumo, e, se possível, a identificação da sua origem, e investem na sensibilização da população.