Assinar


Aveiro // Região  

Governo homologa associação entre UA e Hospital

O Governo homologou a criação de uma associação envolvendo a Universidade de Aveiro e o Hospital Infante D. Pedro, que prevê a cooperação entre as duas instituições na área da saúde, anunciou ontem  o Ministério da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, refere em comunicado que esta cooperação “permite aproveitar o conhecimento adquirido e o espírito empreendedor da Universidade de Aveiro que, aliado ao Hospital de Aveiro e à prestação de cuidados de saúde, representará um avanço qualitativo nesta prestação de cuidados”.

Paralelamente, “oferece novos caminhos para a investigação e inovação no sector da saúde”.

Em declarações à Lusa, o director do Hospital de Aveiro, Francisco Pimentel, congratulou-se com esta decisão, mas disse que vai ser preciso repensar todo o processo.

“Temos hoje uma realidade diferente daquela que existia em 2008 quando foi apresentado o projecto”, explicou o mesmo responsável, alegando que, entretanto, a Universidade de Aveiro passou a Fundação e, por outro lado, o Hospital deverá integrar a partir de Janeiro o futuro Centro Hospitalar de Aveiro.

A Associação Saúde e Conhecimento tem por objecto a promoção, o apoio e a dinamização da cooperação entre as duas instituições na formação, na investigação e desenvolvimento, bem como a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Uma das vantagens da criação desta associação é a possibilidade de obter fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional para o financiamento de actividades de investigação e prestação de cuidados de saúde.