Assinar


Aveiro // Região  

Câmara lança concurso para revestir vários espaços públicos

A Câmara de Aveiro apresentou ontem um concurso de ideias para a concepção de painéis cerâmicos que vão revestir vários espaços públicos da cidade, nomeadamente as paredes de diversos túneis e postos de transformação.

“Esta intervenção visa a valorização da cidade por um material que lhe é de origem, que é a cerâmica”, disse a vereadora da Cultura, Maria da Luz Nolasco, adiantando que não se trata apenas de “uma operação de charme ou de decoração”.

A vereadora pretende que as obras que venham a ser produzidas sejam “uma marca de diferenciação e de singularidade para a própria cidade”.

O executivo camarário, por proposta da vereadora da Cultura, encomendou ainda uma obra ao jovem ceramista aveirense José Loura, já distinguido na FARAV/2008, a feira de artesanato de Aveiro.

“Quisemos homenagear também um artista aveirense de uma nova geração que viesse dar o seu nome aos antigos ceramistas que deixaram a sua marca em Aveiro, como Vasco Branco, Cândido Teles, Zé Augusto, Jeremias Bandarra ou Jorge Trindade”, explicou Maria da Luz Nolasco.

O concurso conta com o apoio de três indústrias cerâmicas da região – Aleluia Cerâmicas, Désani e Revigrés – que irão reproduzir os trabalhos vencedores em revestimento cerâmico, ficando a autarquia encarregue da sua aplicação.

As propostas podem ser apresentadas até 31 de março de 2011, sendo os resultados divulgados até 30 de Abril.