Assinar
Anadia // Bairrada  

Mogofores: Concurso de sopas bastante participado

Doze sopas apresentaram-se a concurso no último domingo, em Mogofores.
Numa iniciativa da ADABEM (Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores), esta 2.ª edição do certame esteve bastante animada. Pelo recinto da antiga escola primária da localidade passaram mais de 70 pessoas, das quais meia centena votou para a selecção das três melhores sopas a concurso.
O 1.º lugar foi para a Sopa do Mar, elaborada por Tina Lemos. A Sopa de Tamboril obteve o 2.º lugar e a Sopa da Pedra, o 3.º prémio. Esta selecção foi feita após os convivas provarem as 12 sopas a concurso, votando na que mais lhes agradara. No encontro, foram ainda degustadas Sopas de Legumes, de Feijão Verde, de Nabo e um Gaspacho.
Albano Jorge, da ADABEM, fez, no final, um balanço muito positivo do evento que, este ano, quase duplicou o número de sopas a concurso, passando de sete sopas, na primeira edição, para 12 neste segundo concurso. “Foi um grande convívio entre concorrentes, jurados e visitantes”, salientando ainda o elevado número de jovens presentes, o que vem dar um maior fôlego à iniciativa.
Embora tenha decorrido num curto espaço de tempo (das 18 às 20h30), foram servidos mais de 60 litros de sopa, destacando aquele responsável que o Concurso de Sopas é uma iniciativa para continuar e com grande potencial de crescimento.
Refira-se que este concurso está inserido no Mês Cultural, dedicado todos os anos à apresentação de espectáculos e outras actividades entre Associações dos mais diversos locais da região, que fazem sobressair a camaradagem, a amizade e as relações interpessoais empunhando sempre um estandarte da dádiva benévola de sangue.

C.C