Assinar


Aveiro // Região  

Empresário português foragido vai ficar em prisão preventiva

O Tribunal da Relação de Coimbra decidiu ontem colocar em prisão preventiva o empresário português detido em Aveiro na passada segunda-feira, por andar fugido à Justiça brasileira, informou fonte judicial.

Em declarações à agência Lusa, o advogado do detido, Rodrigo Santiago, disse que este resultado “era mais que calculado”, tendo em conta que o indivíduo tinha uma condenação de 28 anos de prisão. O detido já foi transportado para o Estabelecimento Prisional de Aveiro, onde irá aguardar o pedido de extradição das autoridades judiciais do Brasil.

“As autoridades brasileiras têm um prazo de 40 dias para requerer pela via diplomática ao Ministério da Justiça português o pedido de extradição”, explicou o causídico. O detido, de 59 anos de idade, constava na base de dados da Interpol por sobre ele pender um mandado de captura emanado pelas autoridades brasileiras.

De acordo com a Polícia Judiciária (PJ), o indivíduo encontrava-se em fuga daquele país, onde foi condenado a uma pena de prisão de 28 anos pela prática de crimes de “tráfico internacional de drogas, branqueamento e formação de quadrilha”.

O português é considerado pelas autoridades brasileiras como um dos líderes de uma organização criminosa ali desmantelada em 2005, durante a operação “Caravela”. Na sequência desta operação, as autoridades fizeram a maior apreensão de cocaína naquele país (cerca de 1.700 quilos), que se encontrava dissimulada em carcaças de animais destinadas a exportação.