Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Câmara apoia investigação de arquitetura na cidade

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a única da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, apoia o programa de bolsas promovido anualmente pela Fundação da Juventude, em parceria com a Ordem dos Arquitetos/ Secção Regional do Norte.

Trata-se de um Programa de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitetura, destinado a jovens arquitetos (até aos 35 anos) na realização de um trabalho inédito de investigação, tendo como objeto de estudo o património arquitetónico de vários municípios parceiros. O Programa de Bolsas de Arquitetura, 2011-2012, atribui até dez Bolsas no valor de 1500 euros cada. As candidaturas podem ser feitas até dia 17 de fevereiro.

Aposta. Segundo a vereadora da cultura e educação, Laura Pires, “a adesão do Município de Oliveira do Bairro ao programa de bolsas ao Programa de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitetura, enquadra-se na aposta que temos vindo a fazer em educação, e que queremos que vá além do plano arrojado de equipamentos educativos e de todo um programa de apoios educativos que vamos assegurando no concelho”. “Através deste programa com a Fundação da Juventude – instituição à qual reconhecemos elevado mérito na criação de pontes entre a escola e o mundo do trabalho – estamos a dar a oportunidade a jovens licenciados na área da arquitetura e em investigação, a estimular a curiosidade pelo património arquitetónico e cultural da nossa cidade e a tirar partido deste interesse para ficarmos também nós a conhecer outras abordagens à nossa cidade”, refere a autarca.

Ainda de acordo com Laura Pires, “pretende-se, com a adesão do município a este programa, fomentar a realização de trabalhos inéditos de investigação que permitam um conhecimento aprofundado sobre o modo como o património arquitetónico do século XX marcou ou “fez cidade” também em Oliveira do Bairro”. “Um objetivo que passa por incentivar jovens licenciados para uma carreira profissional ligada a investigação e estimular a curiosidade pelo Património Arquitetónico e Cultural da nossa cidade”, acrescentou.

Investigação. A autarca explica ainda que “se pretende que a investigação incida sobre conjuntos de edifícios ou de espaços edificados que se articulem dentro de uma determinada realidade urbana e/ou paisagística, por contiguidade física, ou, embora distanciados, por estabelecerem um itinerário ou circuito de visita de evidente valor cultural para a região – entre outros, exemplos como: conjuntos de equipamentos sociais, culturais, religiosos, lúdicos ou turísticos; conjuntos industriais ou equipamentos de produção energética; equipamentos e infraestruturas ligadas ao transporte de pessoas e bens; conjuntos de habitação coletiva que traduzam uma estratégia ou uma política urbana de uma época; ou conjuntos de casas unifamiliares que documentem um período relevante da cultura arquitetónica portuguesa”.
Todas as informações relativas ao programa podem ser obtidas diretamente junto da fundação da juventude ou na Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt