Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Câmara atribui 18 bolsas de estudo no valor de 75 mil

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro aprovou a atribuição de 18 bolsas de estudo, destinadas a estudantes do concelho que frequentem o ensino superior. As bolsas são para o ano letivo 2011/2012 e totalizam mais de 75 mil euros.

Trata-se, segundo Laura Pires, vereadora do pelouro da Educação, de um investimento que “ronda os 75.000,00 euros e que revela o crescente apoio da autarquia ao prosseguimento de estudos aos jovens do concelho”.

A autarca explica que, “das bolsas atribuídas este ano, e pela primeira vez, há uma bolsa para o grau de mestrado, as restantes dizem respeito a oito novos bolseiros e nove renovações a bolseiros dos anos anteriores”. “Entre os 18 bolseiros, há jovens de praticamente todas as freguesias do concelho, a frequentarem estabelecimentos de ensino superior nas cidades vizinhas de Aveiro, Coimbra, Viseu e Leiria”.

Regras. “As bolsas de estudo atribuídas pela autarquia aos estudantes variam de acordo com o rendimento “per capita” do agregado familiar de cada um e com outros apoios atribuídos pelos estabelecimentos de ensino que frequentam”, acrescenta, sublinhando que “a atribuição da bolsa nunca excede os 485 euros, correspondentes ao salário mínimo nacional”. “É certo que em alguns casos a autarquia chega a assegurar o total deste valor a alguns bolseiros, aqueles cujo rendimento “per capita” assim o justifica e que comprovaram o pedido de bolsa no estabelecimento de ensino que frequentam”.

A primeira prestação deste apoio será entregue hoje, quinta-feira, dia 23, na reunião de câmara, onde os jovens foram convidados a participar.