Assinar
Anadia // Avelãs de Cima // Bairrada  

Avelãs de Cima: Festival de Sopas ultrapassa expetativas

O 5.º Festival de Sopas do Agrupamento 836 de Avelãs de Cima, realizado no último domingo, ultrapassou as expetativas. No evento participaram aproximadamente 400 pessoas, fazendo a organização um balanço muito positivo. Ao longo do dia de domingo, passaram pela antiga Escola da Figueira/ Candieira, mais de quatro centenas de comensais que se deliciaram com as iguarias preparadas para o evento. O dia de sol magnífico poderá ter contribuído também para a grande adesão e para o sucesso do Festival.
Os elementos deste Agrupamento consideram que foi um sucesso, tanto a nível organizativo, como na angariação de fundos para o projeto “Rota da Flor-de-lis”. “Agradecemos a todos quanto contribuíram para o êxito deste evento. Mais uma vez se verifica o carinho que esta freguesia tem para com os escuteiros da sua terra. Sabemos que nos apoiam para que possamos crescer e para que os nossos projetos se concretizem”, avançou a JB Catarina Silva, chefe do Agrupamento.
A edição deste ano do Festival contou com a participação de 20 especialidades de sopas diferentes confecionadas por pessoas da terra que aceitaram participar, oferecendo um leque variado de sopas muito saborosas. De destacar que as sopas de peixe continuam a ser as mais apreciadas, registando-se a participação de quatro sopas deste ingrediente. Contudo, ao festival não faltaram as tradicionais sopas de legumes, a canja de galinha, o típico português caldo verde, com carne, ou com bacalhau, entre muitas outras.
De acordo com Catarina Silva, “todos os participantes estão de parabéns, pela criatividade e gosto que imprimiram às suas sopas”, disse, deixando a certeza da realização de uma 6.ª edição, em 2013.
Relativamente às sopas mais votadas aqui ficam os resultados apurados: 1.º prémio – Sopa Figueirense; 2.º Prémio – Sopa Delícia de Bacalhau e 3.º Prémio – Sopa da Amizade.