Assinar
Anadia // Bairrada  

Câmara Municipal de Anadia leva internet às Juntas e IPSS’s

 

Com o objetivo de fazer chegar a rede de internet ao maior número possível de espaços públicos e de munícipes, a Câmara Municipal de Anadia elaborou, em parceria com a WRC – Curia, uma candidatura orçada em 590 mil euros, que recebeu financiamento do QREN de 80%.
No passado dia 23 de março, foram celebrados os protocolos com as Juntas de Freguesia e Instituições de Solidariedade Social do município, relativos ao Projeto de Rede de Espaços Internet e Internet no Espaço.
Esta cerimónia contou com a presença dos representantes das 15 Juntas de Freguesia e de 14 instituições com resposta social na terceira idade, do município, convidadas para participar neste projeto, numa ação conjunta no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo.
O projeto começou já a ser implementado e dentro de dois meses estará a funcionar em pleno. O objetivo é instalar uma estrutura de rede sem fios, nos principais centros urbanos do concelho, com o intuito de disponibilizar acesso livre à internet aos munícipes e visitantes.
O projeto assenta em quatro eixos diferentes mas que se complementam e que visam dotar as 15 sedes de Juntas de Freguesia com um Espaço Internet de acesso livre; prolongar estes espaços em alguns locais de caráter público, social e de grande frequência de munícipes; implementar em diversos espaços públicos do concelho rede wireless, garantindo o acesso gratuito à internet e promoção da sociedade de informação e da internet aos utentes das IPSS’s do concelho, através da deslocação de técnicos e computadores às IPSS’s em visitas periódicas.

Internet nas Juntas de Freguesia. Na oportunidade, a vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa de Belém Cardoso, avançou que as 15 sedes de Juntas de Freguesia serão dotadas com um espaço internet de acesso livre com dois postos/computadores, assim como os mais variados espaços públicos do município (Biblioteca, Cineteatro, Câmara Municipal, Piscinas, Mercado, Museu do Vinho, etc) serão dotados de rede de internet, num total com 12 espaços e de 59 postos.
A candidatura, revelou Teresa de Belém Cardoso, contempla ainda a montagem de hotspots em diversos espaços públicos do concelho, por forma a garantir o acesso gratuito à internet.

IPSS’s contempladas. Aos presentes na cerimónia, a vereadora anadiense destacou ainda o facto de se pretender dinamizar o acesso à sociedade de informação e à internet a utentes de IPSS’s do concelho, através de um serviço móvel permanente de equipamentos e acesso à internet, os quais serão disponibilizados em períodos de tempo de duas horas por sessão (2 a 3 sessões por mês).
Esta ação começa já a 2 de abril e arranca na Associação Social de Avelãs de Caminho, das 10 às 11h, e da parte da tarde, na Casa do Povo de Amoreira da Gândara, seguindo-se, em calendário elaborado para o efeito, as restantes IPSS’s com resposta social à terceira idade.

“Um exemplo para os outros municípios”. Na ocasião, João Vasco Ribeiro, da WRC, disse ser gratificante saber que “vai haver muito mais gente a poder usufruir de acesso às tecnologias da comunicação e informação de forma gratuita e facilitada”, sobretudo os seniores que “passaram a vida sem ter esta ferramenta, mas que agora podem aprender e usufruir destes serviços”. A terminar diria ser este “um bom exemplo para os concelhos vizinhos”, não só porque “é uma forma de acabar com um tipo específico de exclusão”, mas porque é também um “importante indicador de desenvolvimento de uma sociedade e da qualidade de vida da sua população”.
Por seu turno, o autarca Litério Marques referiu-se ao projeto como “uma oportunidade aproveitada pela Câmara”. “Aproveitámos fundos europeus e pelo dinheiro necessário (cabendo à Câmara 20% das despesas elegíveis). Queremos este projeto a funcionar, pois, hoje, somos responsáveis pelo sucesso da instalação deste projeto”.
Acrescente-se que o desenvolvimento deste projeto estará a cargo de Jaime Maia, chefe de divisão Informática da Câmara Municipal de Anadia.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt