Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Na cidade sem o carro e pelo concelho de bicicleta

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro associa-se mais uma vez à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro, este ano sob o tema “Avançando na direção certa”.

De acordo com a vereador Carlos Ferreira, “ao associar-se pelo 4.º ano consecutivo a esta iniciativa europeia, o município pretende encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, designadamente à sensibilização dos cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte tem na qualidade do ambiente”.

A comemoração desta semana no concelho tem como enfoque as atividades propostas para sábado, 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros. Neste dia, a Avenida Abílio Pereira Pinto volta a encerrar ao trânsito, das 9h às 19h, para se transformar ao longo de 10h numa via verde ao passeio, ao desporto, à apropriação pública do espaço e à partida do 3.º Passeio Cicloturístico. “Um dia onde a atividade física sai porta fora com várias sessões de spinning, fitwalking, ritmix, aulas de ginástica localizada, pump e step a acontecerem na avenida”, acrescenta Carlos Ferreira, sublinhando que “o público infantil não foi esquecido, pois serão várias as atrações para crianças se divertirem na rua, desde os transportes alternativos até aos insufláveis disponíveis das 9h às 19h”.

A participação em todas as atividades é gratuita e aberta a todos os interessados. Ao longo de todo o dia decorrerá na avenida uma ação médico social onde poderá, entre outros controlos, medir a pressão arterial.
Já de 16 a 22 de setembro, o ciclo de cinema “Semana Europeia da Mobilidade” propõe um cartaz com 11 filmes, de vários géneros e para várias idades, sob a temática ambiental.

Passeio Cicloturístico
O passeio de bicicleta tem a concentração marcada para as 9h, na Avenida Dr. Abílio Pereira Pinto, com chegada prevista para as 13h.Os participantes inscritos têm direito a almoço. Para este passeio em bicicleta, e de forma a garantir a segurança necessária e a logística adequada, é necessária inscrição que poderá ser feita nas Juntas de Freguesia, na Câmara Municipal ou através do email cicloturismo@cm-olb.pt